Madeira regista 18 novos casos e 16 recuperações

23 de Maio 2021

A Madeira registou ontem 18 novos casos de covid-19 e 16 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 265, com sete doentes hospitalizados.

Entre os novos positivos, um foi importado da Polónia e 17 são de transmissão local, sendo que a região passa a contabilizar 9.360 casos de infeção por SARS-CoV-2 desde março de 2020, já com 9.024 recuperados.

A Madeira assinala também 71 mortes associados à doença.

Os dados da autoridade regional diferem dos apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde, que atribui ao arquipélago 31 novos casos, num total de 9.601 confirmados desde o início da pandemia e 68 óbitos.

Em relação ao isolamento dos 265 ativos, a direção regional refere que sete pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e 11 encontram-se numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 131 situações suspeitas em apreciação pelas autoridades de saúde, relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram).

Por outro lado, 774 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo e 14.536 viajantes estão monitorizados através da aplicação ‘MadeiraSafe’.

No contexto da operação de rastreio nos portos e aeroportos do arquipélago, em vigor desde 01 de julho de 2020, há a reportar um cumulativo de 205.417 colheitas para teste PCR, sendo que no total já foram processadas 419.796 amostras no Laboratório de Patologia Clínica do Sesaram.

Até à data, foram também realizados 55.094 testes rápidos de antigénio.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.445.582 mortos no mundo, resultantes de mais de 165,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.017 pessoas dos 844.811 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This