Açores contam hoje com 18 novos casos e 19 doentes recuperados

29 de Maio 2021

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 18 novos casos positivos de covid-19 em São Miguel, "em contexto de transmissão comunitária", resultantes de 2.197 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, anunciou a Autoridade de Saúde.

De acordo com o boletim diário a Autoridade de Saúde açoriana, o concelho da Ribeira Grande é o que regista hoje maior número de novos casos, com 10 novos doentes (cinco em Rabo de Peixe, dois na Ribeirinha, dois na Lomba de S. Pedro e um no Pico da Pedra).

Em Ponta Delgada, há três novos casos (um nas Capelas, um em Santa Clara e um em Fenais da Luz), no concelho de Vila Franca do Campo há um novo caso em S. Miguel e no concelho da Lagoa há quatro novos casos, no Cabouco.

Também nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registaram 19 recuperações, 18 das quais na ilha de São Miguel e uma em São Jorge.

“Com a recuperação do único caso positivo ativo na ilha de São Jorge, esta fica sem casos positivos”, adiantou a Autoridade de Saúde dos Açores no comunicado.

O boletim de hoje regista também o internamento de 11 doentes (mais um do que na sexta-feira), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, São Miguel, mas nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

O arquipélago conta atualmente com 276 casos positivos ativos, sendo 272 em São Miguel, dois no Pico, um na Terceira e um no Faial.

Não há cadeias de transmissão local ativas e já foram extintas 203 até agora.

Desde o início da pandemia, foram diagnosticados nos Açores 5.504 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.065 pessoas e falecido 33.

A Autoridade de Saúde Regional informa ainda que “desde 31 de dezembro de 2020 e até 28 de maio corrente, foram administradas nos Açores 126.130 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 79.832 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 46.298 pessoas com ambas as doses”, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A pandemia de covid-19 provocou mais de 3,5 milhões de mortos no mundo, incluindo 17.023 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights