São Tomé alarga ajuda financeira a famílias vulneráveis

30 de Maio 2021

O número de famílias vulneráveis que beneficia de ajuda financeira do Estado em São Tomé e Príncipe, devido aos prejuízos causados pela pandemia de covid-19, vai aumentar de 2.600 para 16 mil, anunciou hoje o primeiro-ministro são-tomense.

“O coronavirus, de facto, deixou um prejuízo muito grande, sobretudo na pobreza que tem o rosto feminino e muitas mulheres no setor informal, muitas mulheres na agricultura”, disse Jorge Bom Jesus.

“Por isso mesmo, nos próximos dias, além do programa famílias vulneráveis de que já beneficiam cerca de 2600 mulheres, nós vamos alargar [o apoio] para 16 mil famílias e isso vai acontecer já neste mês de junho”, acrescentou o governante.

Jorge Bom Jesus falava durante o congresso da organização feminina do seu partido, a Organização da Mulheres de São Tomé e Príncipe – Movimento Social Democrata (OMSTP-MSD), onde reconheceu que os efeitos da pandemia atingiram particularmente as mulheres.

O chefe do executivo acredita que a doença “está estabilizada e a pouco e pouco a alegria regressa outra vez ao seio dos cidadãos”.

“Nós temos a situação da doença estabilizada e penso que nos próximos tempos vamos continuar a sair do desconfinamento, para que, a pouco e pouco, a alegria volte outra vez às nossas casas”, acrescentou o primeiro-ministro são-tomense.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.524.960 mortos no mundo, resultantes de mais de 169,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.023 pessoas dos 848.213 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Os casos ativos em São Tomé e Príncipe são 2.344, estando 19 pacientes estão sob vigilância, sendo um no serviço sintomático respiratório na ilha de São Tomé, onde cinco pacientes estão em isolamento domiciliar.

Na ilha do Príncipe, 13 cidadãos estão em isolamento domiciliar.

O total de recuperados é de 20.288 pessoas e o número de óbitos mantém-se em 37.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights