Governo da Madeira pretende vacinar jovens antes de início do ano letivo

31 de Maio 2021

O Governo da Madeira pretende concluir o processo de administração da vacina da Pfizer aos jovens entre os 12 e 15 anos antes do início do próximo ano letivo, anunciou no domingo o secretário da Saúde do arquipélago.

Pedro Ramos falava aos jornalistas no decorrer da visita que efetuou com o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, ao centro de vacinação do Funchal, instalado no Madeira Tecnpolo.

O governante realçou que a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) já deu a autorização para a vacinação abaixo dos 18 anos, com a utilização das vacinas da Pfizer e BioNtech, podendo o mesmo acontecer com outras que “têm o mesmo mecanismo de ação”, como a da Moderna.

“Estamos à espera que a Direção-Geral de Saúde tome a sua posição e a partir desse momento todos os nosso jovens serão vacinados antes do início do ano letivo”, declarou o responsável do executivo insular.

Pedro Ramos salientou que a Madeira “continua em busca de atingir o objetivo da proteção completa, o que provavelmente será atingido em setembro”.

Neste momento, salientou, a região tem 50 mil pessoas que já receberam as duas doses da vacina, o que “significa 20% da população” do arquipélago.

“Na próxima semana, a Madeira vai atingir as 150 mil doses administradas”, havendo “100 mil pessoas com a primeira inoculação, o que é importante para a proteção de grupo” da comunidade regional, vincou o responsável.

Pedro Ramos mencionou que houve 315 pessoas na Madeira que “apesar de estarem vacinadas voltaram a ficar infetados” com SARS-Cov-2, mas, assegurou, que “não tiveram problemas, estiveram sempre assintomáticos e não precisaram de internamentos”.

O Plano Regional de Vacinação Covid-19 da Madeira estabelece três fases, a começar pelos grupos prioritários, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.

A estimativa aponta para que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase, outras 50 mil na segunda fase e, por fim, 100 mil pessoas.

As primeiras vacinas foram aplicadas na Madeira a 31 de dezembro de 2020 e o contador registava que foram aplicadas até às 15:00 de ontem 144.492 vacinas contra a Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights