Putin pede aos países europeus que reconheçam a vacina russa Sputnik V

5 de Junho 2021

O Presidente russo, Vladimir Putin, negou hoje que utiliza a vacina Sputnik V como instrumento geopolítico para ganhar influência, ao mesmo tempo que expressou o desejo de que os países europeus reconheçam o tratamento contra a covid-19.

“Seria melhor se os reguladores europeus reconhecessem que as pessoas que são vacinadas com as nossas vacinas não têm qualquer diferença em relação às que foram inoculadas com a Pfizer ou outras vacinas”, disse o chefe do Kremlin, numa entrevista às principais agências noticiosas internacionais.

Vladimir Putin salientou que “a eficácia de 97% [da vacina Sputnik V] foi confirmada por peritos”.

“Temos todos os motivos para dizer que temos o pleno direito de disponibilizar esta vacina. Se o país a aceita, é com ele”, salientou o líder russo.

O Presidente da Rússia sublinhou que, na Europa, pequenos e médios países – incluindo a Sérvia e a Hungria – optaram pela vacina Sptunik V, que não foi autorizado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Putin classificou como “um disparate” as acusações do Ocidente de que a Sputnik V é uma ferramenta ou uma arma geopolítica para a Rússia.

“Estas acusações não fazem nenhum sentido”, referiu, e sustentou que estas alegações provêm “da concorrência” e daqueles “que não podem reconhecer que a Rússia não é apenas um país de recursos, mas também de um elevado nível de educação e tecnologia”.

O líder russo argumentou que o facto de haver atrasos na vacinação na Europa está “ligado aos interesses comerciais” dos fabricantes, porque “ganham tempo” face aos concorrentes.

Quando as agências europeias lhes dão a autorização para a utilização da sua vacina na Europa, nessa altura já ocupam o mercado com contratos de fornecimento a longo prazo, frisou.

“Então já será demasiado tarde para nós” entrar no mercado da União Europeia (UE), censurou Putin.

O Presidente da Rússia informou que o país já vende a sua vacina antivírus em 66 países e que atualmente não é movida pelo lucro, “mas por razões humanitárias”.

Putin manifestou ainda a sua disponibilidade para transferir a tecnologia da vacina para a Europa.

“Em junho vamos produzir 20 milhões de doses por mês. Temos o suficiente para vacinar toda a população, e vamos atingir 60% das pessoas vacinadas na Rússia até setembro”, acentuou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.704.003 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights