Pandemia está no pico mais alto na Venezuela

20 de Julho 2021

A pandemia da covid-19 está “no pico mais alto” na Venezuela, alertou hoje o médico infeciologista Júlio Castro, recomendando à população que mantenha as medidas de biossegurança para evitar novos contágios.

O alerta tem lugar no mesmo dia em que a ONG Médicos Unidos da Venezuela deu conta que subiu para 706 o número de profissionais da saúde que faleceram por razões associadas à covid-19.

“Estamos em um momento de pico alto, mantido, sustentado, que não baixa. Já temos 17 semanas com um número médio de casos que oscilam entre 8.200 e 9.000 casos por semana”, disse Júlio Castro à Unión Rádio.

O infeciologista insistiu que “isso não é uma boa notícia”, que “a situação está longe de estar controlada” e que “na Venezuela, não se justifica uma liberação das normas e diminuição das prevenções”.

“Temos de ser claros, estamos num pico, o pico mais alto que o país teve em dois anos, não há forma de adoçar, estou a falar de números oficiais”, disse.

Segundo Júlio Castro “não há informação sobre a presença ou não da variante delta” na Venezuela, insistindo que as pessoas devem preparar-se para o uso máscaras e medidas preventivas “durante longo tempo”.

Por outro, a ONG Médicos Unidos de Venezuela, informou que no espaço de uma semana faleceram 14 profissionais da saúde no país, 8 deles médicos cirurgiões, 3 licencias em enfermagem, 1 médico integral comunitário e 1 licenciado em bioanálise.

“Temos informação de 14 novas mortes de pessoal da saúde com critérios da covid-19, atingindo os 706 (profissionais do setor) falecidos”, explicou a ONG na sua conta do Twitter.

Desde março de 2020 que a Venezuela está em quarentena preventiva e atualmente tem um sistema de sete dias de flexibilização, seguidos de outros sete dias de confinamento rigoroso.

O país contabilizou 3.377 mortes e 292.779 casos da doença, desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.093.263 mortos em todo o mundo, entre mais de 190,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.215 pessoas e foram registados 932.540 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights