África com mais 43.427 novas infeções e 802 mortos nas últimas 24 horas

31 de Julho 2021

Mais 43.427 novas infeções e 802 mortos associados à covid-19 foram registados nas últimas 24 horas em África, onde a pandemia contabiliza 6.678.949 casos e 169.280 óbitos desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais mais recentes.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano tem um total de 5.845.926 doentes recuperados, dos quais 32.386 nas últimas 24 horas.

A África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.215.569 infetados e 88.295 mortes associadas à covid-19. Nesta região, a África do Sul contabiliza 2.435.036 e 71.679 mortes.

O Norte de África, que sucede à África Austral nos números da covid-19, atingiu os 1.932.129 casos e 54.087 óbitos associados à doença.

A África Oriental contabiliza 797.272 infetados e 16.898 mortos e a região da África Ocidental regista 529.251 infeções e 6.860 mortes.

A África Central é a região do continente com menos casos de infeção e de mortes: 204.728 casos e 3.140 óbitos, respetivamente.

A Tunísia, o segundo país africano com mais vítimas mortais a seguir à África do Sul, regista 19.503 óbitos e 586.146 casos, seguindo-se o Egito, com 16.518 mortes e 284.215 infetados, e Marrocos, que contabiliza o segundo maior número de infeções em todo o continente, 615.999 casos, mas menos mortes do que os dois países anteriores, com 9.732 óbitos associados à doença.

Entre os países mais afetados estão também a Etiópia, com 4.383 vítimas mortais e 280.024 infeções, e a Argélia, com 4.219 óbitos e 170.189 infetados.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Moçambique regista 1.407 óbitos e 119.950 casos de infeção acumulados desde o início da pandemia e Angola contabiliza 1.008 mortes associadas à doença e 42.646 infetados acumulados.

Cabo Verde regista 298 mortes associadas à doença e 33.763 infeções, a Guiné Equatorial 123 óbitos e 8.880 casos, a Guiné-Bissau contabiliza 75 mortos e 4.451 infetados e São Tomé e Príncipe 37 óbitos e 2.432 infeções.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro de 2020, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.202.179 mortos em todo o mundo, entre mais de 196,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights