APDP combate isolamento de jovens com diabetes tipo 1

31 de Agosto 2021

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) anunciou a retoma das Expedições Anuais interrompidas por causa da pandemia. Este ano cerca de 25 jovens com diabetes tipo 1 vão participar numa caminhada de três dias com destino para a Serra da Estela.

Esta será a quarta edição da iniciativa que tem como principal objetivo  enfatizar a importância e benefícios do exercício físico como meio de gestão diária de um eficaz tratamento da diabetes.

Segundo o Presidente da APDP, José Manuel Boavida, “esta expedição é sem dúvida uma experiência enriquecedora para todos e que nos dá ferramentas para educar os jovens para o autocuidado da diabetes. É importante que as pessoas saibam que uma gestão adequada da diabetes deve incluir exercício físico, por vezes intenso, como são as expedições.”

“Consideramos que estas atividades são fundamentais para estimular uma melhor relação com a diabetes, promovendo um ambiente de desafio e partilha em grupo. Iniciativas para faixas etárias mais novas, como os campos de férias para crianças e jovens com diabetes, são uma realidade mais frequente. Esta expedição tem como público-alvo um grupo mais velho, que tem o desafio de integrar a diabetes na sua vida familiar e profissional, combatendo o isolamento referido por muitas das pessoas com diabetes tipo 1.”, refere João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

O grupo é composto por pessoas com diabetes tipo 1, uma equipa de saúde da APDP composta por um médico e um enfermeiro, uma equipa de guias da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e uma equipa de especialistas de Busca e Resgate em Montanha da Guarda Nacional Republicana (GNR).

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doentes com Enxaqueca esperam anos por uma consulta na especialidade

Assinala-se hoje o Dia Europeu de Ação na Enxaqueca, uma patologia que afeta cerca de 2 milhões de portugueses, sendo a segunda causa mundial de incapacidade. Esta doença neurológica incapacitante e imprevisível continua a ser incompreendida, quer no seio familiar quer no ambiente laboral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights