Brasil deteta dois casos de “vacas loucas” e suspende exportação para a China

5 de Setembro 2021

O Brasil detetou dois casos "atípicos" da doença das "vacas loucas" e, devido a um acordo sanitário animal com a China, suspendeu de imediato as exportações de carne bovina para aquele país, informou hoje o Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro.

Os dois casos foram detetados num matadouro de Belo Horizonte, capital regional de Minas Gerais, numa fazenda de Nova Canaã do Norte, em Mato Grosso, em animais que estavam em situação de serem “descartados” da finalidade alimentar devido à sua avançada idade.

“Todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes da emissão do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal [OIE, na sigla em inglês], em Alberta, no Canadá. Por isso, não há risco para a saúde humana e animal”, assinalou o Ministério, sobre os dois casos.

Com a deteção destes dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), nome científico da doença, foram de imediato suspensas as exportações de carne bovina para a China, o principal comprador e sócio comercial do Brasil.

“A medida, válida a partir de hoje, irá manter-se até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já remetidas sobre os dois casos”, acrescentou.

Em 2019, o Brasil também foi obrigado a suspender as exportações para a China, depois de se ter confirmado um caso atípico da chamada doença das “vacas loucas” no estado de Mato Grosso, que surge de forma espontânea e esporádica no gado.

A China é o único país importador do Brasil que conta com um protocolo sanitário que exige a suspensão temporária da importação de carne quando se deteta um caso de EEB.

Em quase 23 anos de vigilância da doença, o Brasil registou, antes destes dois, três casos da doença das “vacas loucas” atípica, e nenhum clássico, uma variedade que levaria a um encerramento total de todos os mercados pelos riscos que representa para a saúde humana.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights