Cerca de 100 mil pessoas já foram vacinadas na Guiné-Bissau

28 de Setembro 2021

O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau informou hoje que cerca de 100.000 pessoas já foram vacinadas no país contra a doença.

“O último boletim informativo indica que cerca de 100.000 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 13% da população”, afirmou Plácido Cardoso, secretário do Alto Comissariado.

O médico guineense falava à imprensa durante o balanço semanal sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus no país.

“Até dezembro contamos ter 50% da população vacinada”, disse, salientando que 9% da população já tem a vacinação completa.

A Guiné-Bissau pretende vacinar 70% da população, que ronda os dois milhões de habitantes, a partir dos 18 anos.

“Vamos lançar brevemente uma campanha de vacinação em todo o território nacional para conseguir alcançar a meta de 70% de população vacinada”, afirmou Plácido Cardoso.

Em relação à evolução da pandemia no país, o médico guineense explicou que diminuíram os números de novos casos no país, mas a taxa de letalidade continua alta, cerca de 2%, o que é “uma situação preocupante.

Plácido Cardoso salientou que a greve no setor da saúde está a ter impacto na testagem da doença.

Na última semana, a Guiné-Bissau registou 22 novos casos para um total acumulado de 6.103 e cinco vítimas mortais para um total de 135 mortos registados desde o início da pandemia.

O número de recuperados da doença é de 5.290.

A covid-19 provocou pelo menos 4.744.890 mortes em todo o mundo, entre 231,74 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights