46.000 mortes no mundo na semana passada, número mais baixo desde novembro

14 de Outubro 2021

O mundo registou na semana passada 46.000 mortes por covid-19, o número mais baixo desde princípios de novembro de 2020 e uma descida de 9,6% nos últimos sete dias, segundo estatísticas divulgadas hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse numa conferência de imprensa que a pandemia está num dos seus níveis mais baixos em 12 meses, embora os números ainda sejam “inaceitáveis”.

As infeções globais também diminuíram na última semana, em 7%, para 2,8 milhões, o valor mais baixo desde o início de julho.

Tedros Adhanom Ghebreyesus salientou que todas as regiões do mundo estão com um declínio nos casos, “exceto a Europa, onde vários países estão a experimentar novas vagas de casos e mortes”.

O responsável da OMS salientou que o baixo nível de vacinação contra a covid-19 em muitos países em desenvolvimento continua a ser uma preocupação, com 56 deles a não conseguirem atingir o objetivo da organização de vacinar pelo menos três por cento da sua população até ao final de setembro.

“Há ainda mais países em risco de não atingir a taxa de 40% até ao final do ano”, outra meta fixada pela OMS, disse o responsável, que voltou a apelar aos governos e empresas farmacêuticas “com controlo sobre o fornecimento global de vacinas” para doarem doses ao programa COVAX e a outras iniciativas de redistribuição de vacinas.

O diretor-geral observou que três países do mundo ainda nem sequer iniciaram os seus programas de vacinação contra a doença: Burundi, Eritreia e Coreia do Norte.

Ao todo, desde o início da pandemia, foram oficialmente comunicados 238 milhões de casos de covid-19, dos quais 4,8 milhões morreram.

Um total de 6,5 mil milhões de vacinas foram administradas em todo o mundo, tendo 47% da população mundial recebido pelo menos uma dose, embora nas economias mais pobres esta percentagem seja de apenas 2,5%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This