Papa diz que é urgente ajudar os países com menos vacinas por uma questão de dignidade

18 de Outubro 2021

O Papa Francisco disse esta segunda-feira que é urgente ajudar os países que têm menos vacinas, como as para a Covid-19, por uma questão de dignidade e não como se tratasse “de uma lamentável esmola”.

No seu discurso aos membros da Fundação do Campus Bio-Médico Universitário de Roma, pertencente ao Opus Dei, o pontífice exortou “à partilha de conhecimentos, experiências e ciência” considerando que se não são oferecidos a todas as pessoas do mundo “são emplastros que podem cobrir a ferida, mas não curá-la em profundidade”.

O Papa apontou como exemplo as vacinas, considerando que “é urgente ajudar os países que têm menos”, mas que essa ajuda não deve ser motivada pela pressa das nações ricas em ficarem mais seguras.

“Os medicamentos devem ser distribuídos com dignidade, não como uma esmola lamentável”, disse.

O Papa realçou ainda que “nenhuma vida é indigna de ser vivida” e que as necessidades dos doentes precedem os lucros, para transformar a medicina numa “arte”.

Francisco também lamentou que “infelizmente, muitas vezes se procuram formas de lucro, esquecendo-se de que antes dessas oportunidades vêm as necessidades dos doentes”, sendo necessário haver uma preparação para enfrentar novas patologias.

A título de exemplo lembrou as “chamadas doenças raras que não se sabe o que são e que não foram ainda feitas investigações para as compreender”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights