Senado francês recusa prolongar uso do “passe sanitário” até julho de 2022

29 de Outubro 2021

O Senado francês, dominado pela oposição de direita, recusou-se esta quinta-feira a prolongar a utilização do “passe sanitário” contra a Covid-19 até julho de 2022, iniciando assim um braço de ferro com a posição do presidente Emmanuel Macron.

Por 158 contra 106 votos, o Senado decidiu prorrogar o “passe sanitário” apenas até 28 de fevereiro, revisando um projeto-lei aprovado pelos deputados em 21 de outubro.

“Três meses e meio é bom, oito meses e meio é de mais”, disse o senador conservador Philippe Bas.

Por seu turno, a centrista Nathalie Goulet examinou a data de 28 de fevereiro como “razoável”, recusando-se a “jogar à roleta russa” ou dar “plenos poderes” a um novo presidente ainda não eleito.

Deputados e senadores vão tentar chegar a um acordo na próxima semana sobre uma versão comum. Em caso de fracasso, a Assembleia Nacional, a câmara baixa do parlamento, terá a última palavra.

O “passe sanitário” francês contra a Covid-19 restringe o acesso a muito lugares públicos, como bares, cafés, cinemas ou transportes de longo curso, e é emitido para pessoas que estão totalmente vacinadas ou que apresentem teste negativo recente.

Desde 09 de agosto, este passe condiciona o acesso a vários espaços sociais, como bares e restaurantes. No dia 30 do mesmo mês, também foi imposto a 1,8 milhões de funcionários com contacto direto com o público.

Recusando-se a dar um “cheque em branco” ao governo, os senadores reduziram o prazo de validade do “passe sanitário” de 31 de julho para 28 de fevereiro, data da suspensão dos trabalhos parlamentares antes das eleições presidenciais e legislativas na primavera do próximo ano.

Como em todo o continente europeu, a pandemia da Covid-19 está a ganhar força em França com início do outono.

O porta-voz do governo, Gabriel Attal, confirmou na quarta-feira “uma recuperação leve, mas sensível”, com 5.400 casos de infetados detetados por dia em média, estimando que a França pode esperar por “inverno relativamente sereno” graças à taxa de vacinação de cerca de 80%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights