São Paulo sem mortes pela primeira vez na pandemia

9 de Novembro 2021

 O estado brasileiro de São Paulo, o mais populoso do país e o mais afetado pela Covid-19, não registou nenhuma morte devido à doença nas últimas 24 horas, pela primeira vez desde o início da pandemia.

De acordo com fontes oficiais, São Paulo, que tem cerca de 46 milhões de habitantes, população semelhante a países como Argentina ou Espanha, totaliza até ao momento 4.413.241 casos positivos e 152.527 óbitos associados à doença.

No último dia, registou apenas 359 novos casos da doença, segundo dados oficiais.

A unidade federativa vinha registando mortes por Covid-19 diariamente desde 12 de março de 2020, quando foi contabilizado o primeiro óbito ligado à doença no país sul-americano.

Em comunicado, o executivo estadual esclareceu que, embora os dados divulgados às segundas-feiras fiquem habitualmente abaixo da média semanal”, é a primeira vez que não se contabiliza nenhuma vítima mortal desde o início da pandemia.

Ainda assim, São Paulo tem 3.011 pacientes internados em hospitais, sendo que 1.375 dos quais estão em unidades de Cuidados intensivos.

No momento, a taxa de ocupação de camas de cuidados intensivos no estado ‘paulista’ é hoje de 24,5%, números bem inferiores aos registados em abril e março deste ano, quando o colapso sanitário atingiu todo o Brasil, em plena segunda vaga da pandemia.

A taxa de infeções e mortes causadas pelo Covid-19 vem diminuindo gradativamente desde junho do ano passado em todo o território brasileiro, incluindo São Paulo.

Nas últimas 24 horas, o Brasil contabilizou 126 óbitos e 5.638 casos de infeção, num total de 609.573 vítimas mortais e 21.886.077 diagnósticos de SARS-CoV-2 desde a chegada da pandemia ao país, no final de fevereiro de 2020.

Especialistas atribuem essa melhoria à evolução da campanha de vacinação, iniciada no dia 17 de janeiro, e que permitiu que 73% da população brasileira recebesse a primeira dose da vacina e 56% completasse o esquema vacinal.

Além disso, muitos dos estados do país já estão a aplicar uma dose de reforço para profissionais de saúde e idosos.

Em números absolutos, o Brasil continua a ser um dos três países mais afetados pela pandemia no mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.047.055 mortes em todo o mundo, entre mais de 249,76 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights