Pfizer pede a reguladores dos EUA para permitirem reforços para todos os adultos

10 de Novembro 2021

A Pfizer pediu esta terça-feira aos reguladores norte-americanos para permitirem reforços da sua vacina Covid-19 para qualquer pessoa com 18 ou mais anos, numa altura de preocupação com o aumento da propagação com viagens e reuniões de férias.

Os americanos mais velhos e outros grupos particularmente vulneráveis ao vírus têm tido acesso a uma terceira dose da vacina da Pfizer e BioNTech desde setembro, mas a Food and Drug Administration (FDA) disse que se justificasse, rapidamente se expandiria para idades mais jovens.

A Pfizer está a apresentar os primeiros resultados de um estudo com reforço da vacina em dez mil pessoas para defender que está na altura de expandir ainda mais a campanha de reforço.

Enquanto as três vacinas utilizadas nos EUA continuam a oferecer uma forte proteção contra doenças graves da Covid-19 e a morte, a eficácia das vacinas contra infeções mais brandas pode diminuir com o tempo.

O novo estudo da Pfizer concluiu que um reforço poderia restaurar a proteção contra a infeção sintomática para quase 96%, mesmo quando a variante extra-contagiosa delta estava a aumentar. Os efeitos secundários foram semelhantes aos observados com as duas primeiras doses da vacina da empresa.

Uma mediana de 11 meses após a última vacinação com Pfizer, os participantes no ensaio receberam uma terceira dose ou uma injeção fictícia. Os investigadores localizaram quaisquer infeções que ocorreram pelo menos uma semana depois, e até agora contaram cinco casos de Covid-19 sintomático entre os participantes que receberam o reforço, em comparação com 109 casos entre os participantes no ensaio que receberam injeções fictícias.

A administração Biden tinha inicialmente previsto reforços para todos os adultos, mas enfrentou um retrocesso em setembro, quando os consultores científicos da FDA rejeitaram doses extra de Pfizer para todos. O painel de consultores não estava convencido de que os jovens saudáveis precisassem de outra dose, particularmente quando a maioria da população mundial permanece não vacinada.

Ainda assim, ao abrigo das políticas atuais, espera-se que cerca de 2 em cada 3 adultos vacinados se qualifiquem nos próximos meses – e muitos dos que não o fazem podem ainda assim obter uma dose extra porque a maioria dos fornecedores de vacinas não verifica as qualificações.

Segundo as regras atuais, as pessoas que inicialmente receberam as vacinas Pfizer ou Moderna são elegíveis para um reforço seis meses mais tarde se tiverem 65 anos ou mais, ou se de forem de alto risco de Covid-19 devido a problemas de saúde subjacentes ou às condições de trabalho ou de vida.

Como a vacina de dose única Johnson & Johnson não se revelou tão eficaz como as suas concorrentes de duas doses, qualquer vacinado com J&J pode receber um reforço pelo menos dois meses mais tarde.

E independentemente da vacinação inicial, os EUA conseguiram obter um reforço da vacina de uma empresa diferente, que se denomina misturar e combinar.

Se a FDA autorizar os impulsionadores da Pfizer para todos os adultos, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças farão então recomendações sobre a forma de os utilizar.

A nível mundial, os reforços são também uma mistura, com alguns países a restringirem-nos a pessoas mais velhas ou medicamente frágeis e outros com poucas restrições. Israel, por exemplo, autorizou os reforços da Pfizer para qualquer pessoa com 12 anos ou mais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights