Alemanha quer aprofundar relações com Espanha para fortalecer a União Europeia

28 de Novembro 2021

O ministro de Estado alemão para a Europa, Michael Roth, destacou hoje as "excelentes" relações com a Espanha e a vontade de trabalhar ainda mais em conjunto pela UE, antes de viajar para Barcelona para participar no encontro euro-mediterrânico.

“As nossas relações com Espanha são excelentes e queremos aprofundá-las. Estamos unidos por compreendermos a UE, antes de mais, como uma comunidade de valores. Queremos fortalecer conjuntamente a UE, especialmente também no âmbito de uma ambiciosa política de vizinhança”, disse, citado em comunicado.

O governante sublinhou que as questões atuais, como a pandemia de covid-19 ou as alterações climáticas, mostram que os desafios da União Europeia (UE) não param nas fronteiras nacionais e que só é possível ultrapassá-los em conjunto.

Roth visita Barcelona (Espanha) hoje e segunda-feira, dia onde participará no encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE e homólogos dos nove países da chamada vizinhança do sul.

As conferências terão como foco a transição verde, a geração de empregos e o estreitamento das cadeias produtivas.

Além disso, Roth encontrar-se-á com o seu homólogo espanhol, Juan González-Barba, para tratar de temas como a vizinhança sul, a Conferência sobre o Futuro da Europa e a presidência espanhola da UE em 2023.

Roth visitará ainda a Escola Alemã de Barcelona para debater o futuro da UE com os alunos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This