Autoridades guieneenses preocupadas com ajuntamento de pessoas na quadra festiva

13 de Dezembro 2021

O Alto Comissariado contra a Covid-19 na Guiné-Bissau vai propor ao Governo medidas restritivas durante a quadra festiva do Natal e ano novo, embora o país ainda não tenha qualquer registo da variante do vírus Omicron.

A informação foi avançada hoje por Plácido Cardoso, secretário-geral do Alto Comissariado contra a covid-19, no habitual balanço semanal da evolução da pandemia no mundo e na Guiné-Bissau.

O Alto Comissariado também está preocupado com as aglomerações de pessoas, devido à várias atividades políticas agendadas por partidos políticos no final e início do ano.

Vários partidos guineenses têm agendado a realização de congressos em Bissau e no interior do país entre o mês de dezembro e janeiro de 2022.

O secretário-geral do Alto Comissariado contra a Covid-19 observou que o país ainda não tem qualquer registo da presença da variante Omicron e que neste momento aguarda pelos resultados de testes neste sentido.

Em relação ao período do Natal e da passagem do ano, Plácido Cardoso disse que nos próximos dias o Governo irá anunciar medidas que devem ser observadas de forma obrigatória por toda a população.

“Queremos evitar situações como as do ano passado em que após o período festivo tivemos um acréscimo de casos de infeção e de óbitos pela Covid-19”, afirmou o secretario geral do Alto Comissariado contra a doença.

O responsável indicou que a vacinação “decorre a bom ritmo” tendo sido já imunizados cerca de 37% da população alvo e que nos próximos dias será iniciada uma campana de vacinação a crianças a partir de 12 anos.

Até aqui apenas podiam receber a vacina pessoas a partir dos 18 anos.

Em relação à situação da pandemia na Guiné-Bissau, Plácido Cardoso informou que nos últimos sete dias houve o registo de quatro novos casos e nenhum óbito.

Atualmente a Guiné-Bissau regista um total de 10 casos ativos com a infeção pelo novo coronavírus, assinalou Cardoso.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights