Ordem dos Advogados critica Governo por não adotar medidas nos tribunais

15 de Dezembro 2021

A Ordem dos Advogados lamentou na terça-feira que o Governo não tenha acolhido as suas recomendações para minimizar os riscos da Covid-19 e alertou para a existência de um caso positivo no Tribunal de Santa Maria da Feira.

O bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Luís Menezes Leitão, refere em comunicado que a OA foi informada de que uma juíza que exerce funções no Juízo Central Criminal de Santa Maria da Feira testou positivo à Covid-19, tendo estado pela última vez naquele tribunal no passado dia 09.

O bastonário refere que a OA “já avisou atempadamente o Ministério da Justiça de que, perante esta nova vaga da pandemia, era necessário reforçar as medidas de proteção nos tribunais, que têm demonstrado ser lugares inseguros para a propagação deste vírus”.

“Precisamente por esse motivo recomendou ao Ministério da Justiça que voltasse a ser adotado o sistema de escalas presenciais por chamada telefónica e fosse prorrogado o período de férias judiciais até 09 de Janeiro, em ordem a abranger a semana que os especialistas estimam vir a ser mais crítica desta nova fase”, diz Menezes Leitão.

O bastonário afirma que “infelizmente nada disso foi feito pelo Ministério da Justiça” e assinala que os “casos positivos voltam agora a surgir nos nossos tribunais”.

Assim, o bastonário recomenda a todos os advogados “o máximo cuidado na deslocação aos tribunais nesta fase” e reitera o apelo para que estes profissionais liberais “denunciem qualquer situação de risco para o e-mail tribunal.inseguro@oa.pt”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Sofia Lopes: “Há colegas que se sentem abandonados por quem os devia representar”

Descontente e crítica do mandato até agora feito pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Ana Sofia Lopes apresenta-se como a candidata da mudança. Em entrevista ao HealthNews, afirma que é preciso “pugnar por uma OMD credível, inclusiva e acessível a todos os Médicos Dentistas”. De acordo com Ana Sofia Lopes “há colegas que se sentem abandonados por quem os devia representar e descartados por quem os devia aproveitar”.

Miguel Pavão: “Fui o orquestrador do processo de transformação da profissão dos dentistas”

O atual bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, volta a concorrer para a liderança da instituição. Em entrevista ao HealthNews, promete um “mandato de continuidade renovada”, garantindo que quer de fazer mais e melhor pela profissão. “Sinto que se saísse agora seria um ciclo que ficava a meio. Há pretenções e objetivos que ainda pretendo alcançar”, revelou. Os médicos dentistas vão a votos nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights