China confina terceira cidade, população sob quarentena aumenta para 20 milhões

11 de Janeiro 2022

Uma terceira cidade chinesa proibiu esta terça-feira os seus residentes de saírem de casa, devido a um surto de Covid-19, elevando o número de total de pessoas sob quarentena na China para cerca de 20 milhões.

Um comunicado das autoridades apontou que o bloqueio da cidade de Anyang vai durar, pelo menos, até que todos os 5,5 milhões de habitantes sejam testados.

Outras 13 milhões de pessoas estão sob quarentena na cidade de Xian, desde 23 de dezembro, e 1,1 milhão em Yuzhou.

O bloqueio de Anyang ocorreu após a confirmação de dois casos da variante Ómicron, detetados na segunda-feira e que se acredita estarem ligados a outros dois casos, diagnosticados, no sábado, na cidade portuária de Tianjin.

Parecem ser estes os primeiros casos de infeção local pela nova variante, para além de pessoas que chegaram do exterior e os seus contactos imediatos.

Os residentes não estão autorizados a sair das suas casas. Veículos não essenciais estão proibidos de circular e as lojas foram encerradas, exceto para aquelas que vendem bens essenciais, de acordo com um aviso emitido pelas autoridades locais.

Xian e Yuzhou estão a lutar contra a variante delta e nenhuma das cidades diagnosticou um caso da variante Ómicron. Cerca de 2.000 pessoas foram infetadas em Xian, a antiga capital chinesa que abriga as ruínas dos Guerreiros de Terracota.

Xian é o destino da única ligação aérea direta entre Portugal e a China e é operado pela Beijing Capital Airlines.

As autoridades de Xian suspenderam a ligação aérea direta com Lisboa, durante o mês de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights