Comissão do Parlamento Europeu apela à vacinação rápida em África

13 de Janeiro 2022

Membros da Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu apelaram esta quinta-feira para que se acelere a vacinação contra a Covid-19 em África, num debate com gestores europeus do programa Covax.

A iniciativa Covax financia as doses de vacinas para os países mais pobres, através das doações das nações mais ricas e sob os auspícios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O deputado sueco Thomas Tobé, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu, disse que a taxa de vacinação em África é “desesperadamente baixa”, o que “coloca os esforços da UE” para doar doses para o mecanismo de cooperação Covax “sob uma luz muito má”.

“Temos de acelerar o processo, para que haja um acesso equitativo às vacinas e promover o seu fabrico nos países em desenvolvimento”, disse Tobé, membro do Partido Popular Europeu (PPE).

A eurodeputada do Partido dos Cidadãos Europeus Soraya Rodríguez lembrou que “África tem a capacidade de produzir vacinas” e exortou os Estados-membros da UE a “facilitarem a transferência de conhecimentos” para os cientistas africanos.

O representante da esquerda no debate, o espanhol Miguel Urbán, foi mais longe e solicitou à Comissão e ao Conselho Europeu que tomassem uma posição a favor da libertação das patentes de vacinas e criticou o formato Covax, porque, na sua opinião, “não se pode vacinar toda a gente com base em donativos”.

“Parece que a UE quer que continuemos a sofrer uma pandemia global, em vez de questionar os lucros de um punhado de empresas farmacêuticas”, disse o eurodeputado espanhol.

Contudo, a representante da UE na reunião de acionistas da Covax, a eurodeputada grega Chrysoula Zacharopoulou, gabou-se da “liderança global” que disse que a UE tinha demonstrado na resposta à pandemia.

“Os europeus organizaram uma resposta de saúde global desde o início da pandemia, não desde o momento em que os nossos cidadãos já foram vacinados. Apesar de termos mortes todos os dias nos nossos países, temos estado à altura da tarefa de responder de forma solidária e global”, afirmou.

O chefe do Serviço Europeu para a Acção Externa, Olivier Bailly, disse que a UE “está um pouco sozinha” na luta internacional contra a pandemia e recordou que os Estados Unidos aderiram tardiamente ao programa Covax.

“Nunca utilizámos a diplomacia das vacinas, como a China ou a Rússia fizeram, dando vacinas a outros países em troca de acesso a território, portos ou financiamento de infraestruturas”, sublinhou Bailly, durante o seu discurso como convidado no debate parlamentar.

Contudo, a chefe da Aliança GAVI para as Vacinas, Marie-Ange Saraka-Yao, que também integra o mecanismo Covax, elogiou os países europeus por terem “estado na vanguarda da luta contra a pandemia” e realçou que a UE foi o maior doador de doses entregues através da iniciativa em 2021.

Saraka-Yao fez uma avaliação positiva deste programa e recordou que “foi criado para oferecer uma linha de vida às economias desfavorecidas”.

Aquela responsável disse que quase todos os 92 países que aderiram à Covax já receberam um primeiro carregamento de vacinas e que 219 milhões de doses da Europa já foram inoculadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights