Surto em lar da Misericórdia de Évora já infetou 58 pessoas

26 de Janeiro 2022

Um surto de covid-19 no Lar Recolhimento Ramalho Barahona, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, já infetou 58 pessoas com o SARS-CoV-2, a quase totalidade utentes, um dos quais faleceu hoje, revelou o provedor.

O responsável, Francisco Lopes Figueira, revelou à agência Lusa que, dos 140 utentes, 55 foram infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, o mesmo acontecendo a três dos 105 funcionários.

“Uma das utentes infetadas, que estava em fase terminal de doença prolongada, acabou por falecer hoje”, disse o provedor, indicando que os outros infetados “têm sintomas ligeiros ou nem sequer têm sintomas”.

O surto, explicou, foi detetado no sábado, quando “uma utente começou a ter febre” e foi testada, “verificando-se que estava positiva”.

A instituição promoveu uma testagem no lar e “surgiram mais 23 casos”, sendo detetados, “no dia seguinte, os restantes”.

“Todos os utentes e funcionários” da instituição “já têm a 3.ª dose da vacina”, destacou ainda Francisco Lopes Figueira, apontando que os idosos infetados representam “38% do universo” do lar.

Os infetados foram “separados dos que estão negativos” e estão a ser seguidas “todas as medidas adequadas no respeito pelos utentes”, frisou.

“Todos os procedimentos estão implementados para responder a esta situação e também não queremos sobrecarregar demasiado a pressão sobre os utentes, que já levam dois anos de limitações e confinamentos devido à pandemia” de covid-19, acrescentou.

A instituição está ainda a aguardar que a autoridade de Saúde Pública proceda a uma operação de testagem PCR no lar, mas tenciona realizar novos testes rápidos “aos utentes cujos resultados têm sido negativos”, afirmou.

“Prevê-se que as primeiras pessoas” detetadas como estando infetadas “terminem o confinamento este sábado”, mas “é provável que o número de casos ainda venha a aumentar”, referiu Lopes Figueira.

Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde do Alentejo indicou que “a Saúde Pública está a acompanhar a situação”.

A covid-19 provocou 5.614.118 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.703 pessoas e foram contabilizados 2.377.818 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This