USF-AN propõe medidas para a melhoria dos cuidados de saúde dos utentes

28 de Janeiro 2022

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) apresentou esta sexta-feira “soluções técnicas ao Governo eleito”, com o objetivo de garantir a melhoria dos cuidados de saúde.

A USF-AN afirmou, hoje em comunicado, que “os cuidados de saúde primários são cuidados essenciais”, considerando, por isso, que “têm de estar acessíveis a toda a população sem constrangimento de qualquer natureza”. Para garantir que o novo governo não esquece a importância destas unidades, a associação propôs nove medidas para garantir a melhoria dos cuidados de saúde que são prestados aos doentes.

Entre as medidas propostas foi incluído o: aumento do número de USF, generalizando o modelo B, a melhoria das plataformas tecnológicas de apoio à prática clínica; a revisão da lista de utentes; o aumento da contratação de profissionais de saúde, a implementação da especialidade de enfermagem de saúde familiar, a aprovação do perfil de funções e competências dos secretários clínicos; a simplificação dos processos de trabalho e de interação com o utente; a melhoria da capacidade de prestação de cuidados domiciliários e a simplificação, maior transparência, flexibilidade e celeridade na aplicação dos incentivos institucionais auferidos pelas equipas, para efeitos de formação, melhoria das infraestruturas da unidade (instalações e equipamento), entre outras.

Segundo a USF-AN, estas medidas são “fundamentais para a garantia de uma prestação de cuidados de saúde com mais e melhor disponibilidade, segurança e acessibilidade para os cidadãos”.

Atualmente o país conta com 598 USF, envolvendo 11.098 profissionais (4010 médicos de família, 3994 enfermeiros de família e 3094 secretários clínicos) que prestam cuidados de saúde a 6.805.355 utentes (66% da população).

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights