Associação Nacional Atletismo Veterano quer mais apoio ao desporto sénior

25 de Fevereiro 2022

O presidente da Associação Nacional Atletismo Veterano (ANAV), Luís Jesus, apela a um maior apoio ao desporto sénior, defendendo que, para além dos benefícios óbvios, permitirá poupar milhões de euros no setor da saúde.

Falando à agência Lusa à margem da realização, em Braga, do Campeonato da Europa de veteranos em pista coberta, Luís Jesus realça a importância de um evento desta natureza para que “se impulsione o atletismo veterano em Portugal, que está ainda muito aquém de muitos outros países”.

“Basta ver que Espanha tem o dobro da nossa delegação”, apontou o antigo fundista, que esteve presente nos Jogos Olímpicos Atlanta1996.

O líder associativo mostrou-se crítico da visão que o Estado português tem para o desporto sénior, defendendo ainda que este setor precisa de mais ajuda financeira.

“Durante muitos anos, pouco ou nenhuma importância se dava ao atletismo veterano. Nos últimos 15 anos, por iniciativa dos atletas veteranos, tem vindo a crescer e a Federação não tem criado obstáculos, o que já é importante, e tem aceitado algumas propostas, como a da criação de uma taxa extraordinária de 3,5 euros, contra a vontade da maioria das associações regionais, para todos os atletas federados, que reverte para a ANAV, permitindo que esta seja autossustentável”, revelou.

Contudo, para Luís Jesus, isso é insuficiente, porque há muitos gastos na organização de campeonatos de veteranos e “era importante haver mais verbas, tal como existem para a formação e para o desporto profissional e olímpico”, notando que, do total de atletas federados, cerca de um terço são atletas veteranos (cerca de 7.000).

O dirigente enalteceu as virtudes da prática desportiva para a saúde, dando o exemplo de estudos que indicam que pessoas que praticam desporto foram menos afetadas pela covid-19, frisando também os benefícios económicos.

“Essas pessoas dão menos despesa ao Estado na saúde, por isso era importante apostar na prevenção e na mensagem dos seniores deverem praticar desporto. O nosso Estado investe largos milhões de euros na Segurança Social, nos lares da terceira idade, nas IPSS’s, em medicamentos; se se pegasse numa percentagem desse valor e se investisse no desporto sénior, tínhamos menos gente dependente, logo pouparíamos muito dinheiro ao Estado português”, defendeu.

Luís Jesus notou ainda que “os governantes dizem que há um grande empenho no desporto sénior, como ainda agora o seu representante afirmou na cerimónia de abertura deste campeonato, mas isso é mentira”. “Eles têm a visão do quanto é necessário investir aí, mas o problema é que a visão só não chega”, reforçou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights