Patronato britânico urge Governo a tomar medidas para acelerar economia

1 de Março 2022

A Confederação da Indústria Britânica (CBI), a principal organização do patronato britânico, urgiu hoje o Governo a “não perder” a oportunidade para acelerar o crescimento económico com benefícios fiscais e flexibilidade na imigração.

Antecipando a apresentação do Orçamento dopo Estado, prevista para 23 de março, a CBI garante que, com novas medidas, o crescimento económico pode chegar a 2,5% em 2023, ultrapassando as estimativas oficiais de 1,5%, revela num documento publicado hoje.

As estimativas, explicou a economista-chefe da organização, foram feitas em dezembro, antes do conflito na Ucrânia, pelo que não têm em conta o aumento da inflação no início do ano e o potencial impacto de sanções económicas no Reino Unido.

Entre as propostas estão uma dedução permanente do investimento das empresas, financiamento do treino de trabalhadores, flexibilização do recrutamento de trabalhadores estrangeiros e ajudas no impacto dos custos acrescidos com a energia.

As medidas surgem poucas semanas antes de entrar em vigor um aumento de impostos para financiar o setor da saúde e o fim de medidas de apoio à recuperação pós-pandemia e num contexto de subida da inflação e crise do custo de vida.

“Está na altura de agir se quisermos impulsionar a economia para uma trajetória de maior crescimento. Leva tempo para que as políticas entrem em ação e produzam resultados, então não faz sentido esperar (…) O Governo não pode perder um único momento”, afirmou o diretor geral da CBI, Tony Danker.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 7,5% em 2021, depois de ter caído 9,4% no ano anterior, de acordo com o Office for National Statistics (ONS).

O Banco de Inglaterra aumentou na semana passada as taxas de juro do Reino Unido de 0,25% para 0,5%, o segundo aumento em dois meses, a fim de conter a inflação, que atingiu 5,4% em dezembro, um máximo de 30 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights