Pfizer vai fornecer medicamento para a Covid-19 a países africanos

11 de Março 2022

A farmacêutica norte-americana Pfizer aceitou fornecer o medicamento Paxlovid contra a Covid-19 ao continente africano, anunciou esta quinta-feira o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

Durante a habitual conferência de imprensa semanal a partir de Adis Abeba, John Nkengasong explicou que o acordo entre a farmacêutica e o África CDC já está no gabinete jurídico da União Africana, após o que será feito “um anúncio formal”.

O África CDC espera ainda iniciar esta semana negociações com a farmacêutica para garantir o fornecimento do seu medicamento contra a covid-19, afirmou o responsável.

“Acreditamos firmemente que devemos usar uma combinação de abordagens para combater esta pandemia”, acrescentou.

África está a tentar garantir o fornecimento do medicamento da Pfizer contra a Covid-19, temendo que os países mais pobres sejam deixados para trás, como aconteceu com as vacinas.

Segundo Nkengasong, o número de pessoas totalmente vacinas é agora de 12,9% da população africana elegível.

John Nkengasong tem insistido que em 2022 será necessária uma combinação de abordagens para manter a pandemia sob controlo, incluindo aumentar a vacinação, expandir a testagem e garantir que há um tratamento disponível e facilmente acessível.

O Paxlovid é um medicamento antiviral oral que reduz a capacidade do SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19, de se multiplicar no corpo.

No final de janeiro, a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) autorizou a comercialização do Paxlovid, destinado a casos leves e moderados de Covid-19.

A Covid-19 provocou pelo menos 6.011.769 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights