Macau tem 85% da população vacinada com pelo menos uma dose

30 de Março 2022

 Macau tem 85% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, anunciaram esta quarta-feira as autoridades do território.

Mais de 580 mil pessoas, “incluindo crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos (52,2%) e idosos com idade igual ou superior a 60 anos (cerca de 68%)”, foram vacinadas, de acordo com um comunicado divulgado pelo Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Perto de 70 mil pessoas têm apenas uma dose, ao passo que cerca de 510 mil completaram duas ou mais doses, acrescenta o portal ‘online’ deste centro.

No comunicado, o centro de coordenação lança um novo apelo aos residentes não vacinados, “especialmente, os idosos e os doentes crónicos” para serem inoculados “o mais rápido possível”, referindo que “a vacinação é muito eficaz na prevenção de doenças graves e mortais” e “a eficácia de proteção de três doses de vacina nos casos de doença grave e mortal atingiu um nível de quase 95%”.

Macau, um dos primeiros territórios a ser atingido pela pandemia, registou até à data 82 casos de Covid-19.

A região administrativa especial não permite a entrada de não vacinados, à exceção de quem vem da China continental.

A partir de 03 de abril, indivíduos com mais de 18 anos, que viajem para Macau de todo o mundo, com exceção da China continental, devem apresentar um certificado da dose de reforço caso tenham recebido a segunda dose há mais de sete meses, anunciaram, na terça-feira, as autoridades de saúde da região.

As pessoas com mais de 12 anos também devem apresentar um certificado de vacinação que faça prova da toma das duas primeiras doses da vacina, há pelo menos 14 dias.

Quem não pode ser vacinado deve, por sua vez, fazer-se acompanhar de um certificado “emitido pela autoridade competente” a dar conta das limitações à inoculação.

O Governo de Macau tem dito que só uma elevada taxa de vacinação permitirá flexibilizar as medidas de controlo do turismo, que é praticamente a única indústria no território.

A Covid-19 provocou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência de notícias France-Presse.

A doença é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights