Programa Alimentar Mundial promete ajudar Cabo Verde a mobilizar recursos para as crises

19 de Abril 2022

O diretor regional do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, Chris Nikoi, elogiou hoje os progressos de Cabo Verde nos últimos anos e prometeu ajudar o país a mobilizar recursos para enfrentar as crises.

“Saímos de Cabo Verde em 2010 com muitos sucessos. Cabo Verde conseguiu progressos incríveis nos últimos 10 – 12 anos desde que o Programa Alimentar Mundial saiu do país”, elogiou o responsável, na cidade da Praia, após um encontro com o ministro da Agricultura e Ambiente.

O diretor afirmou que o Governo de Cabo Verde alcançou os objetivos do programa, mas disse estar ciente que neste momento o arquipélago está a enfrentar desafios, depois de quatro anos de seca, mais de dois anos de covid-19 e agora a guerra na Ucrânia.

Neste sentido, disse que essas crises em Cabo Verde terão como maior desafio a segurança alimentar, numa economia frágil e dependente do exterior.

“Mas estamos aqui para colaborar com o Governo na procura de apoios para acompanhar a situação e mobilizar recursos da comunidade internacional”, afirmou Nikoi, garantindo que o programa vai ajudar o país a tornar-se mais resiliente em termos de produtos alimentares.

O responsável está em Cabo Verde a convite do Governo para ajudar no reforço da alimentação escolar, tendo em conta a crise internacional e as suas consequências na segurança alimentar, numa das medidas do pacote para assegurar o normal funcionamento do sistema alimentar do país.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, salientou a assistência do PAM na mobilização de ajuda para segurança alimentar e nutricional, com reforço nas cantinas escolares, que vão funcionar nas férias, atribuindo refeições quentes a mais de 80 mil crianças.

Com o PAM, o Governo de Cabo Verde pretende discutir outras questões que têm a ver com a segurança alimentar, nomeadamente a capacidade de stock e assistência alimentar.

“Cabo Verde, ao promover-se para um País de Rendimento Médio Baixo deixou de ter ajuda direta do PAM, nas cantinas escolares, e desde 2010 temos estamos a gerir muito bem as nossas cantinas”, deu conta Gilberto Silva.

Mas neste momento, disse, há uma “situação excecional”, em que Cabo Verde é dos países mais atingidos pela covid-19 e agora pela crise provocada pela guerra, por ser dependente da importação de cereais.

“E a oscilação de preços que nós temos no mundo vai prejudicar Cabo Verde se as medidas não forem tomadas e tudo o que nós estamos a fazer é no sentido de mitigar este impacto”, garantiu o ministro, enaltecendo que o PAM será um “bom parceiro” para mobilizar recursos internacionais.

Os preços em Cabo Verde aumentaram 0,7% no mês de fevereiro e acumulam uma subida de 7,1% face ao mesmo mês de 2021, indicam os dados mais recentes do INE cabo-verdiano.

Já os preços dos combustíveis aumentaram 5% em abril, o teto máximo estipulado pelo Governo, mas acumulam no último ano um aumento médio de 42,6%, bem como uma subida de 7% desde janeiro último.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afastou anteriormente a possibilidade de um aumento do salário mínimo nacional devido à crise económica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights