África do Sul regista 50% de novos casos em pouco mais de 24 horas

5 de Maio 2022

O número de novos casos de covid-19 na África do Sul aumentou mais de 50% em 24 horas, segundo dados oficiais publicados hoje, no que é uma nova vaga impulsionada por duas novas subvariantes da Ómicron.

O Instituto Nacional de Doenças Contagiosas identificou 9.757 novos casos de covid-19 no país, ou seja, 50% a mais em relação aos 6.170 novos casos registados na quarta-feira.

Segundo a instituição, mais de um quarto (25,9%) das pessoas testadas tiveram resultado positivo, a maior taxa registada em meses.

A doença covid-19 também provocou a morte de sete pessoas nos últimos dois dias.

A África do Sul, o país oficialmente mais atingido no continente pela doença covid-19, entrou numa nova vaga da pandemia, alertou no final de abril o Centro de Resposta a Epidemias e Inovação (CERI).

O país, com cerca de 60 milhões de habitantes, onde menos de 45% da população adulta está totalmente imunizada, registou oficialmente mais de 3,8 milhões de casos e cerca de 100.350 mortes.

No início de março, havia experimentado um período de 48 horas sem nenhuma morte ligada à covid-19, a primeira desde 2020. O Presidente Cyril Ramaphosa anunciou no início de abril o levantamento de todas as restrições legais ligadas à pandemia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas novas subvariantes da Ómicron, cuja virulência ainda não foi determinada, estão por trás da nova onda da pandemia de covid-19 no país.

“Cientistas sul-africanos que identificaram a Ómicron no final do ano passado agora sinalizaram duas outras subvariantes da Ómicron, BA.4 e BA.5, como causando um aumento nos casos na África do Sul”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na quarta-feira.

Hoje, as autoridades sul-africanas confirmaram a exigência de as crianças usarem máscaras na escola, pouco depois de terem anunciado o levantamento da medida.

O Departamento de Saúde da África do Sul emitiu uma declaração para esclarecer “a confusão gerada por um infeliz e lamentável erro humano”, que levou ao anúncio do fim desta medida de prevenção, algumas horas antes.

Toda a população, incluindo as crianças, deve continuar a cumprir as regras estabelecidas pelo departamento para combater a pandemia, incluindo a obrigação de usar máscara em locais públicos fechados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights