SPAVC organiza primeira edição do evento “AVC 360º – Integrar e Aplicar” com foco para a MGF

12 de Maio 2022

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) realiza nos dias 3 e 4 de junho o evento evento "AVC 360º - Integrar e Aplicar", com especial foco na Medicina Geral e Familiar.

O evento tem como objetivo cobrir todas as etapas do acidente vascular cerebral, desde a prevenção primária, passando ao diagnóstico e tratamento e, por fim, pela prevenção secundária e a reabilitação. Alexandre Amaral e Silva, membro da Direção da SPAVC, explica que em cada uma destas áreas serão abordados “os temas mais prementes e atuais, sem esquecer os conceitos e mensagens estruturantes habituais na atividade de todos aqueles que prestam cuidados aos doentes com AVC”.

A título de exemplo, o especialista avança que serão focadas as principais novidades “na área da HTA, da dislipidemia, da diabetes, da doença aterosclerótica e do cardioembolismo, faremos um ponto de situação sobre a relação entre Covid-19 e doença vascular cerebral e dedicaremos uma sessão à abordagem sistematizada do defeito cognitivo vascular”.

As áreas da imagiologia vascular, seleção de doentes no tratamento de fase aguda e reintegração social, familiar e laboral do doente no pós-AVC, têm também lugar no programa de trabalhos.

De forma a garantir a discussão multidisciplinar, o evento junta especialistas de Neurologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Medicina Física e Reabilitação, entre outros. A comissão organizadora está convicta de que “todos os que lidam com a doença vascular cerebral no seu dia a dia, quer nos cuidados hospitalares, quer nos cuidados de saúde primários, encontrem resposta aos principais desafios da sua atividade diária”.

No final do evento, os participantes estão convidados para uma caminhada aberta à população da região, o “Stroke Sunset”, “destinada à sensibilização do público através da distribuição de folhetos sobre sinais de alarme, fatores de risco e estilos de vida saudável”, finaliza o especialista.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights