Ordem lança 3ª edição do Selo “Escola Saudávelmente – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão”

31 de Maio 2022

A Ordem dos Psicólogos Portugueses anunciou esta terça-feira o lançamento da terceira edição do Selo "Escola Saudávelmente – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão".

A iniciativa visa “reconhecer e distinguir as escolas portuguesas cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.”

Algumas das questões da Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão incluem o procedimento perante situações de bullying, violência, assédio, discriminação e desrespeito; intervenção em crise e emergência e “vias rápidas” para a procura de ajuda psicológica.

“Esta Checklist pretende ser uma lista de verificação e um instrumento de melhoria institucional, estimulando a autoavaliação das escolas acerca das suas estratégias, práticas, e atividades em matéria de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo e o desenvolvimento de planos de ação e de melhoria de práticas futuras neste âmbito”, destaca a Ordem.

As escolas que pretendam concorrer devem submeter a candidatura até 17 de junho.

O processo de candidatura ao Selo “Escola SaudávelMente” requer que os agrupamentos/escolas candidatas, ao preencherem a Checklist, apresentem evidências e exemplos concretos de boas práticas implementadas no terreno.

Na primeira edição deste Selo, entre 2017-2019, existiram 253 candidaturas, tendo sido atribuídos 99 Selos. Já na segunda edição, entre 2019-2021, a OPP recebeu 267 candidaturas e foram atribuídos 161 selos.

Esta quarta-feira assinala-se o Dia Mundial da Criança.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights