Macau vai rever lei para incluir varíola dos macacos na lista de doenças transmissíveis

2 de Junho 2022

Macau vai rever legislação para incluir o vírus Monkeypox na lista de doenças transmissíveis, anunciaram hoje as autoridades.

“Vamos entregar uma proposta à Assembleia Legislativa para uma alteração da lei, para incluir a varíola dos macacos como uma doença transmissível”, revelou hoje na conferência semanal da Saúde Tai Wa Hou, dos Serviços de Saúde de Macau.

Apesar de o território não ter detetado nenhum caso, o responsável revelou que as autoridades já elaboraram orientações sobre a doença, dando a conhecer “as manifestações clínicas, período de incubação, os grupos de risco”, entre outros.

“Ao mesmo tempo, estamos a contactar os profissionais do setor e também estamos a preparar sessões de formação para que setor conheça melhor essa doença, para reforçar essa capacidade de despistagem”, reforçou.

O também médico da direção do Centro Hospitalar Conde de São Januário disse que, com base na situação mundial, Macau “não deve menosprezar a doença e deve estar preparado”.

“Já negociámos com os agentes farmacêuticos sobre as vacinas e os medicamentos para ficarmos preparados,” concluiu.

O Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido de pessoa para pessoa por contacto próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O tempo de incubação é geralmente de sete a 14 dias, e a doença, popularmente conhecida por varíola dos macacos, dura, em média, duas a quatro semanas.

A doença é endémica na África Ocidental e Central e menos perigosa que a varíola.

A Direção-Geral da Saúde de Portugal recomenda às pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, que procurem aconselhamento médico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights