LPCC e AICIB entregam seis Bolsas de Investigação

5 de Julho 2022

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) entregam esta terça-feira seis Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários.

A LPCC e a AICIB referem, em comunicado, que estas bolsas “permitirão às equipas de investigação desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da prevenção do cancro em Cuidados de Saúde Primários. Estarão em foco a promoção da saúde e prevenção primária da doença, no que diz respeito à adoção de estilos de vida saudáveis, da prevenção secundária da doença, mais especificamente através do diagnóstico precoce, com impacto na diminuição da mortalidade e morbilidade por cancro e na melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes.”

Na cerimónia, que terá lugar no Auditório do Centro de Saúde de Sete Rios, serão atribuídas seis bolsas no valor de seis mil euros.

Além da entrega de prémios, irá ainda ser promovida uma discussão numa mesa redonda, cujo tema será “A Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários”.

O debate irá contar com a moderação de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e a participação de Firmino Machado, coadjuvante do Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas; Clarisse Louro, da Ordem dos Enfermeiros; Paulo Santos, do Colégio da Especialidade de Medicina geral e Saúde Familiar da Ordem dos Médicos, e um Representante do Colégio da Especialidade de Saúde Pública.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights