Unidade de saúde de Portalegre contratou 60 profissionais desde início do ano

5 de Julho 2022

Um total de 60 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, foi contratado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), no distrito de Portalegre, desde o início deste ano, revelou hoje a instituição.

Em comunicado, a ULSNA indicou que os contratos celebrados com estes 60 profissionais abrangem contratos sem termo e/ou de substituição de profissionais ausentes temporariamente.

Destes 60, foram assinados contratos, na semana passada, com 31 profissionais de saúde ligados à prestação direta de cuidados, disse a ULSNA, que gere os hospitais de Portalegre e Elvas e 16 centros de saúde nos 15 concelhos do distrito de Portalegre.

O total inclui 17 médicos, dois deles de Medicina Geral e Familiar e os restantes internos, o que constitui “uma aposta significativa no investimento futuro em recursos humanos médicos”, realçou a unidade local de saúde.

Foram igualmente contratados 10 enfermeiros, 17 assistentes operacionais, nove assistentes técnicos, dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e cinco técnicos superiores, pode ler-se no comunicado.

Contactado hoje pela Lusa, o vogal do conselho de administração da ULSNA Raul Cordeiro explicou que “a maioria das contratações” de enfermeiros e de médicos “é nova”.

Quanto aos assistentes operacionais e assistentes técnicos, “a maioria” diz respeito a substituições de contratos, indicou.

À margem deste regime de contratações, no dia 21 de junho, a ULSNA também anunciou a abertura de um concurso com 36 vagas para médicos, incluindo especialidades como Anatomia Patológica e Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

As vagas destinam-se a 25 novos médicos especialistas na área hospitalar, nove de medicina geral e familiar e dois na área de saúde pública.

O concurso vai terminar “no final da próxima semana”, referiu Raul Cordeiro, acrescentando: “Depois é que vamos saber quantas dessas 36 vagas é que conseguimos fixar”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights