Urgência de Ginecologia/Obstetrícia em Abrantes condicionada até segunda-feira

9 de Julho 2022

O serviço de urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), localizado na unidade de Abrantes, vai estar “condicionado” entre as 09:00 de domingo, dia 10 de julho, e as 09:00 de segunda-feira, dia 11, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a administração do CHMT, que abarca as unidades hospitalar de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém, dá conta de que, “durante este período de contingência”, o Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia, cuja maternidade está situada em Abrantes, “não receberá doentes urgentes”, tendo sido solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) o desvio de utentes grávidas da região do Médio Tejo para outras instituições do Serviço de Nacional de Saúde (SNS).

Durante estas 24 horas, acrescenta, o serviço “será assegurado por uma equipa de profissionais de saúde, constituída por um médico obstetra, três enfermeiros especialistas, entre outros elementos (como assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica), contando também com o apoio da Cirurgia Geral e da Anestesiologia, que prestarão cuidados de saúde circunscritos a situações de risco de vida iminente”.

No âmbito desta contingência, refere o CHMT, “as grávidas e utentes com patologia ginecológica emergente que, apesar desta comunicação, se desloquem ao CHMT, serão avaliadas pelo profissional médico escalado e, se a sua condição de saúde o exigir, serão transferidas preferencialmente para o Hospital Distrital de Santarém [a cerca de 70 quilómetros de distância] num transporte assegurado pelo CHMT, com o acompanhamento de um enfermeiro especialista da instituição”.

Mais acrescenta que “as situações de emergência inadiável – que incluem, por exemplo, a realização de uma cesariana de emergência, ou outra condição de risco de vida iminente, como um parto prematuro, ou uma hemorragia pós-parto – serão asseguradas pela equipa de profissionais do CHMT que se encontra de serviço durante as 24 horas” do período de contingência.

Esta articulação, pode ler-se, “foi previamente coordenada entre diversos Hospitais da região e faz parte da gestão cabal das urgências hospitalares no período de contingência atualmente vivido nesta área da Ginecologia-Obstetrícia”, tendo o plano de contingência do CHMT sido estabelecido na primeira quinzena de junho, com o objetivo de “garantir a segurança das utentes grávidas”.

O plano de contingência prevê um “funcionamento solidário em rede entre os Hospitais do CHMT, Hospital Distrital de Santarém, Centro Hospitalar do Oeste e Hospital de Vila Franca de Xira”, todos situados da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Esta é a segunda vez que o CHMT aciona o plano de contingência no espaço de duas semanas no serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia, a primeira das quais devido a “doença súbita de dois profissionais” e a agora anunciada “devido às férias de profissionais e impossibilidade de contratar prestadores de serviços para preencher as escalas de serviço”.

Na nota informativa, o CHMT avança ainda que é “expectável que venha a ocorrer uma nova situação de contingência no próximo dia 13 de julho, limitado a um condicionamento de apenas de 12 horas, entre as 21:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira, 14 de julho”, e no qual o atendimento do Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT se processará em idênticos moldes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights