Vice-presidente dos EUA analisa com deputados latinos proteção do direito ao aborto

6 de Agosto 2022

A vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Kamala Harris, reuniu-se sexta-feira com deputados latinos no país para analisar como promover a proteção do direito ao aborto, em causa depois da revogação pelo Supremo Tribunal, em 24 de junho.

De acordo com dados da organização pró-aborto Planned Parenthood, “as restrições ao aborto afetam desproporcionalmente as comunidades latinas, negras e indígenas, especialmente latinas indocumentadas que não podem deixar as suas comunidades para fazer um aborto sem comprometer a sua permanência” nos Estados Unidos.

Os latinos nos EUA, segundo aquela associação, são das comunidades que menos têm cobertura de saúde, incluindo de seguros privados, o que lhes dificulta a opção pela interrupção voluntária da gravidez.

No encontro, que se centrou na comunidade latina, Harris lembrou que os deputados latinos estão “na linha da frente” da luta em defesa do direito ao aborto e disse que quis falar com eles para saber o que está a ser feito no terreno e trabalhar para que “nenhuma mulher se sinta sozinha”.

“O governo não deve tomar estas decisões no lugar das mulheres”, defendeu a vice-presidente, que criticou a decisão do Supremo Tribunal de revogar a nível federal um direito em vigor no país desde 1973, ao mesmo tempo que criminaliza aqueles que prestam esse serviço médico.

Neste momento, 15 estados norte-americanos têm vetos totais ou parciais sobre o aborto.

“Todas as decisões médicas devem ser entre o médico e a paciente”, defendeu Angela Romero, representante do Utah, enquanto a sua colega democrata Gina Hinojosa, uma congressista do Texas, referiu que há mulheres obrigadas a viajar até 800 quilómetros para outro estado para fazer um aborto.

O Texas é atualmente um dos oito estados onde a proibição do aborto é total.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights