Porto debate reforço do apoio aos táxis para deslocação a centros de vacinação

7 de Setembro 2022

A Câmara Municipal do Porto vota na segunda-feira uma proposta da maioria para reforçar em 16.423 euros o apoio às centrais de táxis que realizam deslocações para os centros de vacinação contra a covid-19.

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo na segunda-feira, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, propõe o reforço do apoio concedido às centrais de táxis que realizam as deslocações de e para os centros de vacinação da cidade.

Destes 16.423 euros, 6.325 euros são para a Ráditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto e 10.097 euros para a Táxis Invicta Central Rádio Táxi do Porto.

A Raditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto e a Táxis Invicta Central Rádio Táxi do Porto são as duas centrais da cidade que, desde o dia 09 de março de 2021, disponibilizam o transporte para os centros de vacinação por dois euros para os munícipes.

“Até 30 de junho de 2022 foram realizadas 20.196 deslocações em táxi para a vacinação, a que corresponde um valor total de 116.423 euros, atendendo ao valor de dois euros por viagem fixado no contrato de apoio”, salienta a proposta.

A possibilidade de revisão do prazo e montante do apoio atribuído, quando se observou que o valor de 100 mil euros iria ser “manifestamente insuficiente”, está estabelecido no acordo celebrado com as centrais de táxis, refere.

Além disso, acrescenta a proposta, o valor do apoio a conceder às centrais de táxi está considerado em sede Orçamento/Grandes Opções do Plano do Município do Porto para o ano de 2022.

Por “manifesto interesse” público, o transporte dos munícipes convocados para os centros de vacinação foi sempre assegurado no âmbito do contrato de apoio celebrado entre o Município do Porto e as centrais de táxi, sustenta.

A proposta ressalva ainda que o aumento do número de munícipes convocados para o reforço da vacinação, bem como o alargamento da vacinação a novas franjas etárias da população, designadamente crianças, teve como consequência uma crescente procura do serviço de transporte em táxi no primeiro trimestre de 2022.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights