OMS pede atenção a aumento de casos de covid-19 e de gripe

24 de Outubro 2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinhou hoje a necessidade de não baixar a guarda quando os casos de covid-19 e de gripe aumentam na Europa com a aproximação do inverno.

No Dia Mundial da Pólio, a OMS citou o exemplo da poliomielite para justificar a utilidade da vacinação.

“Não é o momento de relaxar”, afirmou o diretor-geral da OMS para a Europa, Hans Kluge, durante uma conferência de imprensa online.

No início do outono, a região europeia, que reúne 53 países, entre os quais alguns na Ásia central, é de novo o epicentro da epidemia, contando 60% dos casos de covid-19 no mundo.

Paralelamente, foi registado um pico de casos de gripe sazonal.

Com esta nova vaga de covid-19, as mortes e internamentos em cuidados intensivos estão a aumentar apenas ligeiramente, disse a mesma fonte, sublinhando a relação com a vacinação.

“A vacinação continua a ser um dos mecanismos mais eficazes contra a gripe e a covid-19, acrescentou.

Esta doença, que atinge sobretudo as crianças e provoca paralisias, quase desapareceu do mundo ocidental, mas uma variante do poliovírus derivada de vacinas orais foi recentemente detetada no Reino Unido, na Ucrânia, em Israel e em Nova Iorque.

Mais virulenta do que o vírus natural, esta variante pode mesmo provocar sintomas graves, como paralisias de membros em pacientes não vacinados.

Rara, esta variante desenvolveu-se mais ao longo dos últimos anos devido a fracas taxas de vacinação em algumas comunidades.

“Em todo o mundo, se deixarmos as pessoas para trás, o vírus da pólio é um barómetro muito bom para nos dizer quem são”, revelou um perito da OMS Europa, Siddhartha Datta. “Trata-se de grupos desfavorecidos da população, que por alguma razão não foram abrangidos pela recomendação da OMS para uma cobertura (vacinal) de 95%”.

Nenhum caso do vírus natural da pólio é reportado na Europa há mais de 20 anos.

“Não é algo que possamos tomar como garantido”, defendeu Kluge.

Em toda a região, a cobertura pela terceira dose de vacinas antipolio diminuiu 1% entre 2019 e 2020. Em 2021, apenas 25 dos 53 países registaram taxas de vacinação contra a pólio em torno dos 95%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights