Enfermeiros do Centro Hospitalar da Cova da Beira exigem reposicionamento com retroativos

24 de Novembro 2022

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) exigiu hoje que o reposicionamento dos enfermeiros no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) seja feito com retroativos a 2018.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Sindepor explicou que reuniu com responsáveis do CHUCB para apresentar a reivindicação, tendo obtido a resposta de que aquela organização hospitalar fará o que for determinado pela tutela.

De acordo com a estrutura sindical, deste modo existe “o risco de os enfermeiros receberem apenas retroativos a janeiro de 2022”.

“Defendemos o pagamento de retroativos a 2018 no recente processo negocial com o Governo e continuamos a lutar pelo mesmo, seja no CHUCB, seja em qualquer outra instituição do SNS”, garantiu Nuno Couceiro, coordenador da região Centro do Sindepor, citado na nota de imprensa.

O sindicato salientou que a questão é “ainda mais incompreensível”, porque na Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) se optou pela contagem de pontos para os enfermeiros que transitaram para o primeiro nível de remuneração em 2011, 2012, 2013 e 2015, e que esses pontos “originaram progressões de carreira com pagamento de retroativos a partir de 2018”.

O Sindepor assumiu que no caso do CHUCB também houve contagem de pontos para os enfermeiros que transitaram para o primeiro nível de remuneração em 2011, 2012, 2013 e 2015, mas garantiu que “o reposicionamento está por fazer” e que também não houve pagamento de retroativos.

“A injustiça é ainda maior quando sabemos que, na mesma região, dentro do mesmo SNS, os enfermeiros da Guarda foram reposicionados e o pagamento de retroativos foi o devido”, acrescentou Nuno Couceiro.

Citado na nota, Nuno Couceiro salientou que ninguém compreende “este SNS a várias velocidades, que trata os enfermeiros conforme cada conselho de administração muito bem entende”.

O CHUCB tem sede na Covilhã e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.​​​​​​​

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights