Cerca de 33 mil votaram até agora para eleição CGS da ADSE

30 de Novembro 2022

As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE para o triénio 2023-2025 terminam hoje e até ao final da manhã tinham votado perto de 33 mil dos cerca de 900 mil beneficiários titulares.

Estes valores foram referidos à Lusa pelo secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão, citando dados da Comissão Eleitoral, com o sindicalista a lamentar a reduzida participação nestas eleições para o CGE, quer ao nível do voto eletrónico quer do presencial.

“É uma participação muito baixa, por comparação com o que se passou há cinco anos”, referiu José Abraão, lembrando que nessa altura cerca de 200 mil beneficiários titulares exerceram o seu direito de voto na escolha dos nomes para os quatro lugares que os representam no CGE.

Reportando-se aos mesmos dados, o dirigente sindical precisou que até ao final da manhã de hoje contavam-se cerca de 31 mil votos exercidos por meio eletrónico e cerca de 2 mil através de voto presencial.

As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE para o triénio 2023-2025, que começaram na segunda-feira, com sete listas candidatas aos quatro lugares de representantes dos beneficiários, terminam hoje.

A maioria das listas admitidas às eleições para o CGS, órgão que é composto por 17 membros, dos quais quatro são representantes dos beneficiários, defende a redução dos descontos para a ADSE, instituto de proteção e assistência na doença dos trabalhadores e pensionistas da administração pública.

As eleições para o CGS arrancaram no dia 28 por voto eletrónico e terminam hoje por voto presencial, segundo uma nota publicada no ‘site’ da ADSE.

Compete ao CGS emitir parecer sobre as várias matérias relacionadas com a ADSE, sobre objetivos estratégicos, planos e relatórios de atividades e orçamento, bem como supervisionar a atividade do conselho diretivo.

O presidente do CGS, que atualmente é João Proença, é eleito mais tarde pelos 17 membros do CGS, que inclui representantes do Governo. O CGS aprovará ainda um representante dos beneficiários para o Conselho Diretivo da ADSE, onde atualmente está Eugénio Rosa (economista ligado à CGTP).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights