França exige testes a passageiros da China “sem pestanejar”

4 de Janeiro 2023

A nova onda de covid-19 na China é "a fonte de legítima preocupação para a Europa", disse esta quarta-feira o Governo francês, garantindo, em resposta aos protestos de Pequim, que os testes obrigatórios a viajantes serão aplicados "sem pestanejar".

“Nenhum país quer assistir a um surto epidémico no seu território, não depois de todos os esforços e sacrifícios feitos ao longo de quase três anos”, afirmou o porta-voz do Governo francês, Olivier Véran, no final do Conselho de Ministros.

A apresentação de um teste negativo para a covid-19 com menos de 48 horas aos viajantes provenientes da China é “uma medida de bom senso para proteger os nossos concidadãos e que tomamos sem pestanejar”, declarou o porta-voz.

A partir de quinta-feira, será obrigatório a qualquer passageiro que voe da China para França apresentar um teste negativo feito menos de 48 horas antes do embarque.

“Foi realizada uma operação num aeroporto” na terça-feira com “testes a passageiros assintomáticos que chegaram da China”, indicou Veran.

“Um em cada três testes deu positivo, revelando assim a necessidade das medidas de controlo que colocamos em prática”, sublinhou o também ex-ministro da Saúde.

Na terça-feira, a China considerou “inaceitável” a imposição de testes de covid-19 por uma dúzia de países a viajantes provenientes da China.

Também na terça-feira, uma comissão de especialistas em saúde dos 27 membros da União Europeia (UE), o Comité de Segurança da Saúde, defendeu a imposição de testes aos viajantes provenientes da China “por esmagadora maioria”.

A Suécia, na qualidade de Presidente do Conselho da União Europeia, convocou uma reunião do Mecanismo de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) do Conselho para hoje, com o objetivo de discutir a questão das restrições de entrada tendo em vista um acordo comum entre os países do bloco europeu nesta questão.

A China mantém as suas fronteiras encerradas para estrangeiros desde 2020. O país não emite vistos para turistas há quase três anos e impõe quarentena obrigatória à chegada no seu território.

Estas medidas de isolamento serão levantadas a 08 de janeiro, mas continuará a ser necessário um teste de rastreio de menos de 48 horas antes da chegada ao território chinês. A medida coincide com a esperada e gradual retoma das viagens ao estrangeiro pelos chineses após três anos em que estavam proibidas.

Como precaução, uma dúzia de países, como Itália e Estados Unidos, decidiu impor testes PCR a viajantes provenientes da China, que está a ser atingida por uma onda de casos da covid-19.

Marrocos, por exemplo, proibiu simplesmente a entrada no seu território a todos os viajantes provenientes da China, “independentemente da sua nacionalidade”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights