Burundi declara primeiro surto de poliomielite em 30 anos

17 de Março 2023

O Burundi declarou esta sexta-feira um surto de poliomielite, pela primeira vez em 30 anos, "após ter confirmado a presença de oito poliovírus, anunciou o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em África.

Foram detetados casos de “poliovírus derivado de vacina em circulação do tipo 2 (cVDPV2)” “numa criança de 4 anos no distrito de Isalé, no Burundi ocidental, que não tinha sido vacinada contra a poliomielite, bem como em duas outras crianças que eram contactos do rapaz de 4 anos”, disse a OMS numa declaração.

Cinco amostras “da monitorização ambiental das águas residuais” também confirmaram a presença do poliovírus, adiantou a organização.

Segundo a OMS, o Governo do Burundi, que declarou a deteção do vírus uma “emergência nacional de saúde pública”, planeia lançar uma campanha de vacinação contra a poliomielite para proteger todas as crianças dos 0 aos 7 anos contra o vírus.

“A deteção do poliovírus circulante tipo 2 mostra a eficácia da vigilância da doença no país. A poliomielite é altamente contagiosa e é essencial agir rapidamente para proteger as crianças através de uma imunização eficaz”, disse a diretora regional para África da OMS, Matshidiso Moeti.

A responsável afirmou que a organização apoia “os esforços nacionais para aumentar a imunização contra a poliomielite de modo a que nenhuma criança fique para trás e em risco de sofrer os efeitos debilitantes da doença”.

Segundo a OMS, “o poliovírus de tipo 2 em circulação” é a forma mais comum de poliomielite em África e os surtos deste tipo de poliovírus são os mais comuns na região, com mais de 400 casos de “paralisia flácida aguda” registados em 14 países afetados em 2022.

A poliomielite é uma das causas de paralisia flácida aguda, “definida como o início agudo de fraqueza ou paralisia com tónus muscular reduzido em crianças”, de acordo com a OMS África.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

Menezes exige esclarecimentos à ministra da Saúde sobre futuro da ULS Gaia/Espinho

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, desafiou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a esclarecer os planos para a ULS Gaia/Espinho, manifestando oposição a eventuais medidas de desvalorização da oferta de saúde. Em publicação nas redes sociais, o autarca alertou para a necessidade de tranquilizar autarcas, profissionais e cidadãos, sublinhando a importância de valorizar o maior centro hospitalar a sul do Porto.

Médicos aderem à greve geral em defesa do SNS e contra pacote laboral

Os médicos representados pela Fnam vão parar a 11 de dezembro, juntando-se à greve geral convocada contra as medidas do Governo. A decisão, tomada por unanimidade no congresso da federação, enquadra-se numa luta mais ampla por melhores salários e condições, bem como na defesa intransigente de um SNS público. A presidente da organização criticou veementemente a visão da ministra da Saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights