Burundi declara primeiro surto de poliomielite em 30 anos

17 de Março 2023

O Burundi declarou esta sexta-feira um surto de poliomielite, pela primeira vez em 30 anos, "após ter confirmado a presença de oito poliovírus, anunciou o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em África.

Foram detetados casos de “poliovírus derivado de vacina em circulação do tipo 2 (cVDPV2)” “numa criança de 4 anos no distrito de Isalé, no Burundi ocidental, que não tinha sido vacinada contra a poliomielite, bem como em duas outras crianças que eram contactos do rapaz de 4 anos”, disse a OMS numa declaração.

Cinco amostras “da monitorização ambiental das águas residuais” também confirmaram a presença do poliovírus, adiantou a organização.

Segundo a OMS, o Governo do Burundi, que declarou a deteção do vírus uma “emergência nacional de saúde pública”, planeia lançar uma campanha de vacinação contra a poliomielite para proteger todas as crianças dos 0 aos 7 anos contra o vírus.

“A deteção do poliovírus circulante tipo 2 mostra a eficácia da vigilância da doença no país. A poliomielite é altamente contagiosa e é essencial agir rapidamente para proteger as crianças através de uma imunização eficaz”, disse a diretora regional para África da OMS, Matshidiso Moeti.

A responsável afirmou que a organização apoia “os esforços nacionais para aumentar a imunização contra a poliomielite de modo a que nenhuma criança fique para trás e em risco de sofrer os efeitos debilitantes da doença”.

Segundo a OMS, “o poliovírus de tipo 2 em circulação” é a forma mais comum de poliomielite em África e os surtos deste tipo de poliovírus são os mais comuns na região, com mais de 400 casos de “paralisia flácida aguda” registados em 14 países afetados em 2022.

A poliomielite é uma das causas de paralisia flácida aguda, “definida como o início agudo de fraqueza ou paralisia com tónus muscular reduzido em crianças”, de acordo com a OMS África.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights