Presidente argelino autoriza opositor Rachid Nekkaz a viajar para os EUA para tratamento médico

25 de Março 2023

O líder da oposição argelina Rachid Nekkaz, libertado em janeiro com perdão presidencial e que alega estar doente, anunciou hoje que o chefe de Estado ordenou o levantamento da proibição de viajar para os EUA para tratamento

“Após 1.200 dias de prisão, prisão domiciliária e proibição de sair do país, o Presidente Abdelmadjid Tebboune ordenou finalmente o levantamento da proibição de sair do território nacional imposta a Rachid Nekkaz desde 2019”, escreveu o líder da oposição numa carta recebida hoje pela AFP.

A família de Nekkaz vive atualmente nos Estados Unidos.

Na carta enviada à AFP, Nekkaz agradeceu ao Presidente Tebboune a resposta que recebeu do chefe de Estado, quando lhe pediu que interviesse pessoalmente para deixar o país e ser operado o mais rapidamente possível.

O opositor alega sofrer de uma grave doença nos olhos e de cancro da próstata.

Rachid Nekkaz foi libertado em 18 de janeiro por “razões humanitárias” depois de ter sido condenado a cinco anos de prisão em julho de 2022 por apelar ao boicote às eleições presidenciais de 2019.

A libertação ocorreu duas semanas depois de ter anunciado que abandonava a vida política numa carta escrita na prisão e entregue à sua família.

Nessa carta, publicada no Facebook em 02 de Janeiro, escreveu que tinha “resignado à necessidade de por termos à atividade política na Argélia”, acrescentando que também tinha escrito ao Presidente Tebboune em 10 de Dezembro para lhe comunicar “oficialmente” a decisão.

Nekkaz disse também que desejava “dedicar-se exclusivamente à resolução dos seus problemas de saúde, à escrita e à sua família (…) egoisticamente abandonada nos Estados Unidos durante 10 anos”.

Detido desde maio de 2021, Nekkaz já tinha estado preso entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2021 por, entre outras coisas, “incitar à violência através de redes sociais”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights