Jornadas do Ambiente no Hospital de Braga

5 de Junho 2023

"Sustentabilidade Ambiental nos Hospitais: qual o caminho?" é o tema principal das Jornadas do Ambiente que o Hospital de Braga organiza hoje, Dia Mundial do Ambiente, entre as 9:30h e as 16h.

Na ocasião, será subscrito um protocolo de colaboração entre o Hospital de Braga e os TUB (Transportes Urbanos de Braga), que intensificará a cooperação entre as duas entidades nas áreas da mobilidade e do ambiente. 

“Juntamente com o compromisso de prestar cuidados de saúde de excelência – procurando sempre o superior interesse dos utentes – e da sustentabilidade económico-financeira, é um objetivo do Hospital de Braga continuar a caminhar em direção à sustentabilidade ambiental, sendo de grande importância o debate, a reflexão e a partilha de boas práticas”, explica João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, citado na nota de imprensa.

Promovidas pelo Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia do Hospital de Braga, as Jornadas do Ambiente permitirão abordar as boas práticas ambientais em contexto hospitalar, estando prevista a participação de representantes da Câmara Municipal de Braga, TUB, Agere, Braga Ciclável e de diversas entidades que atuam no setor do ambiente. 

Após a sessão de abertura, o programa inclui uma sessão sobre “Hospitais Sustentáveis” em que será analisado o Guia “Hospitais Sustentáveis”, a eficiência energética nos hospitais e a valorização de resíduos nos hospitais. 

No segundo painel, sobre o “Benchmarking de Boas Práticas Ambientais”, serão analisados exemplos de boas práticas, nomeadamente, “Iluminação com tecnologia LED no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, “Ovar: Hospital sem papel”, “Eficiência Energética: Plano de Redução de Consumos 2022-2024” no Hospital Vila Franca de Xira e “Sustentabilidade Ambiental no Hospital de Braga”. 

O último debate será sobre a “Sustentabilidade Ambiental no Bloco Operatório”, estando previstas apresentações sobre “Bloco Operatório Verde”, “Triar ou não triar, eis a questão?”, “Redução da Pegada Ecológica”, “Redução de Resíduos na Cirurgia às Cataratas” e “A Pegada Ecológica dos Gases Anestésicos”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a governação política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights