Câmara da Guarda pede tréguas e diálogo entre médicos e ministério

2 de Outubro 2023

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, apela ao “sentido de responsabilidade” de todos os intervenientes e pede que médicos e Ministério da Saúde “façam tréguas e dialoguem” em nome da saúde dos cidadãos.

“Apelo ao sentido de responsabilidade de todos os intervenientes, façam tréguas, se sentem à mesa e dialoguem. Não rebentem a corda, porque está em causa a saúde dos cidadãos”, sublinhou o autarca esta manhã à Lusa.

Sérgio Costa manifesta-se “muito preocupado” com a situação das Urgências do hospital nos próximos dias onde deverão faltar especialistas por indisponibilidade dos médicos em fazer mais horas extraordinárias.

O autarca evidencia “a ética e a deontologia, a necessidade de haver negociações e o pragmatismo das decisões governamentais”.

“É por isso que peço que dialoguem pela saúde dos nossos habitantes”, apela.

O autarca diz entender a “legitimidade de quem reivindica”, mas pede responsabilidade alertando que “o que está em causa 50 anos depois do 25 de Abril é o estado da saúde, particularmente nesta região”.

“Façam o favor de dialogar e encontrem formas de convergência. Façam tréguas nas lutas. Pensem nos nossos cidadãos sobretudo nesta região, que tão envelhecida que está e com pessoas a necessitar de cuidados de saúde”, reforçou o autarca (eleito pelo Movimento pela Guarda).

Sérgio Costa destaca que o distrito da Guarda “com tantos concelhos e com regiões periféricas não pode ficar sem as especialidades médicas tão importantes”.

O autarca aponta ainda que os autarcas desconhecem o trabalho que possa estar a ser feito para resolver a situação, “porque nada lhes é referido” evidenciando a diferença de outras situações.

“Quando é preciso para outras coisas já sabem bater à porta dos autarcas”, critica.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights