Falta de enfermeiros impede alguns cuidados de saúde em Arganil

11 de Outubro 2023

A falta de enfermeiros na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Arganil está a impossibilitar a prestação de alguns cuidados de saúde, alertou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Em comunicado, o SEP informou que aquela unidade do Centro de Saúde de Arganil, no interior do distrito de Coimbra, “tem sido confrontada com uma grave carência de enfermeiros que se tem traduzido num desgaste enorme” destes profissionais.

A situação resulta também “na impossibilidade de assegurar todos os cuidados, mesmo os já previamente agendados”, acentuou o dirigente sindical Paulo Anacleto à agência Lusa.

“A não substituição de vários enfermeiros em ausência prolongada tem-se objetivado na redução do horário de atendimento, na inexistência de enfermeiros para assegurar o funcionamento adequado de algumas extensões de saúde, nomeadamente de Pomares e Piodão, obrigando à deslocação dos utentes à sede do Centro de Saúde e ao polo de Coja, na não execução da atividade assistencial de enfermagem e na impossibilidade de prestar assistência a utentes não inscritos, tendo os mesmos orientações para se deslocarem aos centros de saúde mais próximos, em Tábua e Góis”, adiantou.

Segundo a nota, “a escassez de enfermeiros, já reportada ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN) e à Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, ainda não teve qualquer repercussão na contratação, apesar de estas instituições reconhecerem a carência de enfermeiros”.

“Reconhecer é importante, [mas] falta alocar com urgência os recursos que só a estas instituições e ao Ministério da Saúde compete”, sublinhou.

O recurso a horas extraordinárias, de acordo com o SEP, “tem sido insuficiente para fazer face à carência e as orientações para os profissionais têm sido no sentido de serem assegurados os cuidados prioritários”.

“É urgente a contratação de enfermeiros para que seja possível a reposição do horário de atendimento, para garantir a prestação de cuidados de enfermagem com qualidade e segurança, em todas as extensões e valências da UCSP de Arganil, e para evitar um desgaste ainda maior numa equipa de enfermagem já exausta”, defendeu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights