Egito coloca hospitais no norte do país em alerta

16 de Outubro 2023

O Governo do Egito ordenou esta segunda-feira que hospitais de várias províncias do país sejam colocados em alerta para "qualquer emergência médica" que possa ocorrer em relação à crise humanitária na Faixa de Gaza.

O porta-voz do Ministério da Saúde egípcio, Husam Abdelghafar, informou, num comunicado, que a ordem foi dada aos hospitais do Sinai do Norte [o mais próximo da passagem de fronteira de Rafah], Suez, Ismaília, Porto Said, Damietta, Sharkia, Cairo e Gizé, todos no noroeste do país árabe.

O Ministro da Saúde egípcio, Husam Abdelghafar, manteve uma reunião com autoridades de saúde de todas estas regiões para acompanhar a situação do sistema de saúde nestas áreas, que poderão enfrentar uma possível crise diante da situação em Gaza.

O porta-voz ministerial acrescentou que o plano inclui o envio de uma série de clínicas móveis para atender alguns casos e aliviar a pressão sobre os hospitais.

“Também está a ser estudado um plano para os serviços de ambulância atenderem qualquer caso”, acrescentou a nota.

O plano de ação egípcio para uma hipotética emergência inclui a prestação de serviços terapêuticos, seja em cirurgias especializadas ou no tratamento de lesões complexas, fraturas, queimaduras e casos médicos críticos, além da vigilância de doenças crónicas, serviços preventivos e o fornecimento de vacinas e soros necessários.

A passagem de Rafah é a única saída da Faixa de Gaza que não está nas mãos de Israel, que há mais de uma semana bombardeia o território onde vivem 2,2 milhões de pessoas em retaliação ao ataque terrorista do Hamas em Israel no dia 07 de outubro.

Cerca de 2.750 pessoas já morreram e mais de 9.700 outras ficaram feridas nos ataques israelitas na Faixa de Gaza. Em Israel, morreram mais de 1.400 pessoas nos ataques realizados pelo Hamas.

A ONU calcula que a guerra entre Israel e o Hamas provocou mais de um milhão de deslocados na Faixa de Gaza desde 07 de outubro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights