Investigação testa nanopartículas de ouro com potencial no tratamento do cancro

5 de Novembro 2023

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a produzir, otimizar e testar nanopartículas de ouro com potencial no tratamento do cancro, ao serem utilizadas no reforço da fototerapia e radioterapia.

A FCUP esclarece que os investigadores do Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica (IFIMUP), sediado nas instalações, vão usar nanopartículas de ouro para reforçar a fototerapia e radioterapia.

O objetivo da equipa do IFIMUP é desenvolver tratamentos menos invasivos, com menos efeitos secundários e que não afetem as células saudáveis.

Citado no comunicado, o investigador João Horta Belo esclarece que as nanopartículas são “biocompatíveis e agentes fototérmicos”, isto é, são capazes de gerar calor devido à absorção da radiação eletromagnética e “causar a morte das células cancerígenas por hipertermia”.

“Para além disso, são radiossensíveis e, no nosso corpo, funcionam como nano antenas, multiplicando o sinal da radiação do tipo raio x”, salienta.

Para já, o objetivo dos investigador é explorar o potencial destas nanopartículas na fototerapia, tendo já iniciado um estudo com laser contínuo.

“As nanopartículas podem ter diferentes formas – esféricas, em fio ou estrela – que absorvem a luz em diferentes comprimentos de onda. Podemos controlar a morfologia destas nanopartículas de forma a absorverem mais luz próxima da região do infravermelho, para que mais energia passe da pele até às nanopartículas. Quanto maior for a energia absorvida por estas nanopartículas, maior o calor que vão libertar para eliminarem as células tumorais”, esclarece João Horta Belo.

A investigação permitiu assim demonstrar que é possível otimizar as condições experimentais de forma que as nanopartículas absorvam o máximo de energia, produzam mais calor, aquecendo e eliminando as células cancerígenas.

O trabalho insere-se num estudo mais amplo assente no uso das nanotecnologias para o diagnóstico e deteção do cancro e que originou colaborações entre a FCUP, a Fundação Champalimaud, em Lisboa, e o Hospital Gregório Maranhão, em Madrid.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights