Utentes marcam vigília junto ao hospital do Barreiro para exigir mais médicos

28 de Novembro 2023

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, no distrito de Setúbal, agendou para hoje uma vigília para exigir mais médicos, mais investimento e melhores salários para os profissionais de saúde, foi hoje anunciado.

A iniciativa decorre à porta do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, unidade para quem a comissão reivindica mais médicos assim como para os Centros de Saúde do Arco Ribeirinho (Alcochete, Moita, Montijo e Barreiro).

“Todos os dias sentimos o desinvestimento crónico no Serviço Nacional de Saúde e diariamente surgem notícias que dão conta do estado em que este se encontra, a funcionar sem meios técnicos, materiais e humanos suficientes”, explica a comissão de utentes na convocatória para a ação de luta.

Antonieta Bodziony, da Comissão de Utentes do Arco Ribeirinho, explicou em declarações à agência Lusa que nos centros de saúde desta zona estão em falta 50 a 60 médicos de família.

No caso do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, os utentes contestam os sucessivos encerramentos da urgência de pediatria e de obstetrícia.

O serviço de urgência pediátrica do hospital encontra-se encerrado desde as 09:00 de hoje e até o dia 04 de dezembro por deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

“Não vamos parar de lutar. Se não for todos os dias é todas as semanas”, disse.

A esta ação juntam-se as várias Comissões de Utentes do Arco Ribeirinho, acompanhadas pela AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária, o MDM – Movimento Democrático de Mulheres e a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi criado em 01 de novembro de 2009 e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo.

Tem mais de 30 valências clínicas e uma área de influência que engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, servindo uma população de mais de 219 mil habitantes, de acordo com os Censos de 2021.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights