Voluntário moçambicano enfrenta fogo em ambulância para salvar bebé

25 de Dezembro 2023

Numa ambulância em chamas, Soares Joaquim arriscou a vida para salvar uma recém-nascida que perdeu a sua mãe no mesmo dia em que nasceu durante o incêndio na viatura de um hospital no centro de Moçambique.

“A ambulância estava pronta para sair, no interior estavam três mães. Repentinamente, a ambulância começou a pegar fogo, duas mães conseguiram sair, mas a outra não conseguia sair porque estava presa e tinha o seu bebé nas mãos. Eu puxei o bebé e entreguei ao meu colega. Voltei à ambulância para salvar a mãe, mas (…) não consegui”, conta à Lusa o jovem voluntário da Fundação de caridade Tzu Chi, sentado à sombra da casa da criança que salvou na noite de 06 de setembro, no Hospital Rural de Nhamatanda, na província de Sofala.

Por complicações no parto, a mãe da recém-nascida teve convulsões, tendo sido amarrada pelos médicos na ambulância que a devia transferir para uma outra unidade de saúde na cidade da Beira, o que tornou impossível o seu resgate durante o incêndio que destruiu completamente uma das viaturas do Hospital Rural de Nhamatanda.

A jovem mãe morreu carbonizada, no mesmo dia em que deu à luz a sua primeira filha, sob olhar impotente da sua irmã e do voluntário Soares Joaquim.

“A irmã dela estava chocada e quase se atirou à viatura em chamas […]”, lembra Soares Joaquim, 25 anos, referindo que o incêndio terá sido provocado por uma botija de oxigénio que estava na ambulância.

“Eu tentei tudo para tirá-la do carro, tentámos partir os vidros, mas havia fumo em todo lado”, acrescenta o jovem voluntário.

Soares Joaquim voltou à casa da recém-nascida, agora com três meses, para a visitar e, apesar do choque que ainda carrega, conforta-o a satisfação de ter salvado uma vida.

“A minha vontade era de viver com a criança, mas não tenho condições”, diz o jovem voluntário.

Como a maior parte das pessoas naquela região rural, a família da vítima vive no limiar da pobreza, mas desde o incidente a criança tem sido apoiada pela fundação de princípios budistas Tzu Chi, que também tem diversas iniciativas para combater casos de desnutrição naquele distrito.

“Temos estado a prestar assistência à criança e à família (…) A nossa intenção é ir longe neste apoio e olhar até para a educação quando ela crescer”, diz à Lusa Ana Maria, voluntária da Tzu Chi responsável por coordenar o apoio à família da bebé.

O jovem voluntário promete, enquanto for possível, acompanhar cada etapa do crescimento da criança.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights