Governo britânico ordena inspeção a serviços de saúde que trataram homicida luso-guineense

29 de Janeiro 2024

O Governo britânico ordenou hoje uma inspeção aos serviços de saúde que trataram um luso-guineense por doença mental antes de ele esfaquear três pessoas em junho em Nottingham, no centro de Inglaterra.

A ministra da Saúde e da Assistência Social, Victoria Atkins, ordenou uma revisão especial ao Nottinghamshire Healthcare NHS Foundation Trust, onde Valdo Calocane foi tratado por esquizofrenia paranoica.

Valdo Calocane, que nasceu na Guiné-Bissau mas tem dupla nacionalidade portuguesa, foi condenado na semana passada a internamento por tempo indefinido num hospital de alta segurança por ter matado os estudantes Grace O’Malley-Kumar e Barnaby Webber, de 19 anos, e Ian Coates, de 65 anos, em Nottingham, a 13 de junho de 2023.

Os familiares criticaram o veredicto, os serviços locais de saúde mental e todo o processo judicial, argumentando que Calocane deveria ter sido julgado por homicídio e não por homicídio involuntário, o qual alegou invocando responsabilidade reduzida devido a doença mental.

A inspeção ordenada pelo Governo pretende fornecer mais respostas às famílias afetadas pelos homicídios e analisar outras questões relacionadas com a prestação de cuidados de saúde mental na região de Nottingham.

“É crucial que os nossos serviços de saúde mental garantam tanto os cuidados dos pacientes como a segurança do público”, afirmou a ministra, citada num comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights